PUBLICIDADE

Começam amanhã inscrições de prêmio por eficiência na segurança em MT; servidores poderão ganhar até R$ 50 mil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Começa amanhã (9) o cadastro no 1º Prêmio Anual por Eficiência e Resultado (PAER/Sesp), iniciativa que oferece bonificação aos servidores de todos as instituições da Segurança Pública de Mato Grosso. Lançado em outubro de 2025 pelo governador Mauro Mendes, nessa primeira edição o PAER fará avaliação parcial, considerando os dois meses que sucederam a criação do programa, ou seja, novembro e dezembro. Até o dia 22 deste mês, profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Perícia Oficial e Identificação Técnica(Politec) poderão cadastrar os pedidos de premiação, conforme metas específicas individuais e coletivas estabelecidas no prêmio. 

Entre os critérios de reconhecimento profissional estão resultados operacionais, entrega de serviços apreensão de drogas e armas, redução de indicadores criminais, além de desempenhos excepcionais como resultado das operações integradas e da eficiência dos serviços de perícia, investigação e salvamento, entre outros. Ao todo, o programa reúne 95 critérios de premiação, com naturezas jurídicas e realidades distintas entre as quatro instituições, podendo beneficiar mais de 12,6 mil profissionais de acordo com as metas cumpridas e os resultados entregues. 

Para essa edição, os valores podem chegar a R$ 50 mil por premiação coletiva. Nas edições seguintes, conforme o regulamento, a premiação terá como base de avaliação a eficiência e produtividade anual. O ranqueamento das metas e os critérios classificatórios, seguem rigoroso controle de uma comissão com integrantes de todos os órgãos e da Superintendência do Observatório de Segurança Pública(OBS), do Governo do Estado.

“No início da atual gestão, janeiro de 2019, Mato Grosso começou a viver uma nova realidade na segurança público, com investimentos jamais vistos e redução de índices criminais. Ano a ano registramos queda de índices criminais como homicídios e roubos, por exemplo. Em 2025, na comparação com 2024, mais uma vez confirmamos essa tendência, com queda de 22% no número de homicídios, e de 18% no de roubos”, analisa o secretário de Segurança, coronel Roveri. 

“Atingimos esses indicadores como resultado dos investimentos em armamento, viaturas, tecnologias e, claro, empenho e dedicação dos profissionais que atual nas ruas e em outras atividades na área da segurança. Então, o PAER é um programa proposto pelo governador para reconhecimento ao trabalho das nossas forças de segurança. Estamos reconhecendo com premiação em dinheiro, com a certeza de aumentar ainda mais a eficiência e as qualidade dos serviços prestados à população”, completa Roveri.           

O chefe de gabinete da Sesp-MT, coronel Waldiley Alencar, responsável pelo desenvolvimento e aplicação do programa, assinala que o PAER obedece critérios rígidos na aferição da eficiência e dos resultados, e de transparência e controle.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE