A Polícia Civil deflagrou, hoje, a Operação Testa de Ferro, para cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, além de 16 bloqueios de contas bancárias e o sequestro de 16 veículos vinculados a um grupo criminoso envolvido no envio de drogas para Goiás e na lavagem de dinheiro do tráfico interestadual. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juína; e também nas cidades de Luziânia, no Estado de Goiás, e em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
As investigações tiveram início a partir de uma prisão relacionada ao tráfico em Pontes e Lacerda. Com o avanço dos trabalhos, os policiais civis identificaram toda a dinâmica do grupo criminoso, que encaminhava os entorpecentes para o estado de Goiás.
Para ocultar a origem ilícita dos bens adquiridos, o grupo usava contas de terceiros, que atuavam como “laranjas” do grupo criminoso. “A operação busca desarticular o esquema criminoso, interromper a movimentação financeira ilícita e garantir a efetividade das medidas patrimoniais determinadas pelo Poder Judiciário”, destacou o delegado Ronaldo Binoti Filho, responsável pelas investigações.
O termo testa de ferro representa a pessoa que empresta nome, documentos ou identidade para figurar falsamente como proprietária ou responsável por um negócio, bens ou transações, ocultando o verdadeiro beneficiário ou dono, que age nos bastidores. O nome faz referência à prática utilizada pelo grupo criminoso para ocultar as atividades ilícitas, evitar responsabilidades legais ou proteger a identidade em transações suspeitas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


