PUBLICIDADE

Escolas estaduais em Lucas do Rio Verde, Sorriso , Colíder e Alta Floresta podem aderir ao modelo cívico-militar

PUBLICIDADE
Só Notºicias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Educação publicou, ontem, editais de chamamento para consulta pública sobre a proposta de converter 66 escolas regulares de 28 municípios ao modelo de gestão cívico-militar. São diversas escolas na capital, Várzea Grande e Rondonópolis. Em Sorriso, as escolas Ignacio Shevinski Filho e Mario Spinelli, em Lucas do Rio Verde, a escola Dom Bosco, em Alta Floresta, a Jardim Universitário, em Colíder, a escola Milton Pompeu de Barros, em Ipiranga do Norte, a escola Andre Maggi, em Terra Nova do Norte, a 12 de Abril,.

As audiências previstas para 24 e 25 deste mês devem ocorrer nas próprias unidades contempladas, com participação da comunidade escolar com as opiniões de servidores, estudantes e familiares, reunindo opiniões e manifestações sobre a proposta de conversão.

O secretário Alan Porto defende o formato como essencial para dar legitimidade às decisões. “O que estamos fazendo é abrir a porta para o diálogo e garantir que a decisão seja construída com quem está na ponta. Isso melhora a política pública e fortalece a confiança na escola”.“Estamos ampliando um modelo que tem mostrado resultados consistentes na organização do ambiente escolar, mas fazemos isso do jeito certo, ouvindo quem vive a escola todos os dias”, disse.

Atualmente, a rede estadual conta com 105 unidades no modelo cívico-militar e, com a nova etapa, é ampliado o alcance.

A meta do governo, segundo a Seduc, é chegar a 205 escolas cívico-militares ainda este ano. Para isso, até abril, a secretaria também prevê a publicação de novos editais para consulta pública em outras 34 unidades. “A mudança ocorre apenas na forma de gestão, que passa a ser compartilhada. A Gestão Pedagógica permanece integralmente sob responsabilidade dos profissionais da educação, que são os diretores, coordenadores pedagógicos e professores civis da rede estadual, seguindo a Base Nacional Comum Curricular”, explicou o secretário. Na Gestão Administrativa e em ações relacionadas à disciplina, entram militares da reserva, com atuação restrita ao apoio à gestão, organização de pátio, controle de entrada e saída, atividades de civismo e transmissão de valores como disciplina, hierarquia e organização.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga aprovados em primeira chamada para quem ganhará bolsa de estudos

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada...

Núcleo Avançado de Atendimento na Saúde em Sinop começa funcionar amanhã

O Núcleo Avançado de Atendimento (NAE) será inaugurado, amanhã,...

Sepultado ex-prefeito de cidade no Nortão que teve AVC

O ex-prefeito de Novo Mundo (261 km de Sinop),...
PUBLICIDADE