A Polícia Civil, Politec e a concessionária de energia fizeram operação conjunta, semana passada, combatendo furto de energia elétrica e 19 pessoas foram conduzidas à delegacia, em Cuiabá. Foram 33 pontos inspecionados, identificados pela concessionária responsável pela distribuição de energia e previamente mapeados.
Nos três dias de atuação, equipes técnicas e policiais trabalharam de forma integrada, cruzando dados, realizando inspeções em imóveis e efetuando prisões em flagrante. As áreas escolhidas concentram histórico de irregularidades e foram definidas a partir de levantamentos prévios.
O foco da operação é identificar, interromper e responsabilizar esquemas de ligações clandestinas, fraudes em medidores e outras práticas ilegais que caracterizam o furto de energia. Além de ser crime previsto em lei, esse tipo de irregularidade compromete a segurança da população, sobrecarrega a rede elétrica e provoca prejuízos que recaem sobre toda a sociedade.
No mês passado, 27 pessoas foram conduzidas por suspeitas de envolvimento em furtos de energia e novas etapas já estão programadas para ocorrer ao longo do ano. A população pode denunciar irregularidades de forma anônima pelos canais oficiais das forças de segurança e da concessionária de energia. Ano passado, no Estado, foram 125 prisões.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


