PUBLICIDADE

Mais de 85 moradores de Mato Grosso foram repatriados dos Estados Unidos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

O mais recentes levantamento do ministério dos Direitos Humanos e Cidadania aponta que, entre os mais de 3,1 mil brasileiros repatriados dos Estados Unidos, desde fevereiro do ano passado, estão 88 pessoas que voltaram para Mato Grosso, sendo 73 homens e 15 mulheres. Em relação à faixa etária, 31 deles têm entre 18 a 29 anos, 28 entre 30 a 39 anos, 23 entre 30 e 49 anos e seis entre 50 a 59. Todos voltaram desacompanhados.

Entre agosto do ano passado (quando o programa “Aqui é Brasil” de repatriação foi oficializado) e janeiro deste ano, o Estado foi o 6⁠º com mais brasileiros que foram extraditados pelos Estados Unidos, com 54 pessoas, atrás de Minas Gerais (980), Rondônia (197), São Paulo (186), Goiás (100) e Espírito Santo (86).

O ministério informou que, após a chegada, a equipe realiza busca ativa de casos, escuta qualificada, identificação de vulnerabilidades, vínculos familiares, acompanhamento, monitoramento e reintegração ao Estado que o cidadão escolher como destino.

A política de reintegração começou após o presidente Donald Trump assumir o segundo mandato e endurecer a fiscalização e deportação de imigrantes no país sem autorização, incluindo brasileiros. Isso resultou em mais pessoas sendo detidas e trazidas de volta ao Brasil por não terem documentos legais ou terem esgotado seus recursos legais nos EUA.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE