PUBLICIDADE

Jovem é preso em MT suspeito de difundir ideologias neonazistas e racistas nas redes sociais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

A Polícia Civil deflagrou esta manhã a operação Enigma, para o cumprimento de três mandados judiciais, tendo como alvo um jovem investigado por utilizar redes sociais para difundir ideologias neonazistas, incitar atentados violentos contra escolas e planejar atentados contra populações vulneráveis. Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão domiciliar e afastamento de sigilo telemático são cumpridos em desfavor do jovem de 20 anos, morador de Gaúcha do Norte (580 km de Cuiabá).

As investigações tiveram início pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) a partir de um alerta da Homeland Security Investigations (HSI), agência ligada à Embaixada dos Estados Unidos, que encaminhou as informações para a unidade especializada em Mato Grosso. Com o avanço dos trabalhos, foi apontado que o investigado utilizava redes sociais para difundir ideologias neonazistas, incitar atentados violentos contra escolas e planejar atentados contra populações vulneráveis. Em suas publicações, o suspeito incitava e manifestava vontade de praticar atos de extrema violência em locais públicos, visando especificamente judeus e a população negra.

A equipe de investigação da DRCI conseguiu superar as camadas de anonimização utilizadas pelo suspeito, estabelecendo o nexo causal entre as ameaças e obtendo a sua identidade civil. Além da incitação a massacres escolares, a investigação revelou que ele utilizava o ambiente digital para a prática de racismo. 

“A atuação da DRCI não apenas retira de circulação um indivíduo de altíssima periculosidade social, mas assegura a paz social, a incolumidade pública e a dignidade da população mato-grossense”, destacou o delegado titular da DRCI, Sued Dias da Silva Júnior.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE