O Campeonato Mato-grossense 2026 entrará para a história do futebol estadual com a implementação inédita do árbitro de vídeo (VAR) nas semifinais e finais da competição. A iniciativa foi anunciada hoje pela Federação Mato-Grossense de Futebol que ressalta modernização, transparência e qualidade técnica.
A tecnologia será utilizada nos jogos decisivos do torneio, previstos para as semifinais e finais. Os jogos de ida das semis serão disputados nos dias 14 e 15 de fevereiro, com volta prevista para os dias 21 e 22. Já o primeiro jogo da final está marcado para 1º de março, enquanto o confronto decisivo será no dia 8 de março.
A FMF afirmou que a viabilização do VAR é resultado de um trabalho direto junto à Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Na última semana, o presidente da FMF, Diogo Pécora, esteve na sede da entidade, no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, para alinhar todos os requisitos necessários para a implementação da tecnologia no estadual.
“Desde o início da nossa gestão, tratamos o VAR como um objetivo estratégico. Conversamos com a CBF, entendemos os critérios técnicos e operacionais e trabalhamos para que o Campeonato Mato-grossense pudesse dar esse passo histórico com responsabilidade e planejamento”, afirmou Diogo Pécora.
Rodrigo Cintra destacou o caráter institucional da iniciativa e o alinhamento da federação com as diretrizes nacionais da arbitragem. “A FMF demonstrou organização e comprometimento em seguir os protocolos exigidos. A implementação do VAR nas fases decisivas do estadual representa um avanço importante para a arbitragem local e para a credibilidade da competição”, ressaltou.
Parte do quadro de árbitros de Mato Grosso já se encontra homologada para atuação com VAR, e o processo de formação continuará nas próximas semanas. Como parte do apoio institucional da CBF às federações, será realizado um curso virtual de homologação de observadores de VAR, voltado à preparação de profissionais para atuar especificamente em competições estaduais que utilizam a tecnologia.
A capacitação, que acontecerá no início de fevereiro, abordará aspectos essenciais como protocolo VAR, procedimentos operacionais e administrativos, fortalecendo a estrutura local para o uso correto e padronizado do recurso. “É um momento histórico. O VAR traz mais segurança às decisões, qualifica o espetáculo e demonstra que o futebol mato-grossense está preparado para evoluir junto com o futebol brasileiro”, concluiu Diogo Pécora.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


