PUBLICIDADE

Restituição de taxas e multas do Detran em MT agora pode ser solicitada de forma online

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O serviço de solicitação de restituição de taxas e multas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) já pode ser solicitado de forma 100% online, por meio do aplicativo MT Cidadão. Antes, o serviço era feito somente de maneira presencial. Para executar o serviço, basta acessar o aplicativo, selecionar a opção “Restituição de taxas DETRAN” e anexar a documentação que comprove o pagamento indevido ou em duplicidade, dispensando assim a necessidade do cidadão se deslocar ao Detran com a documentação física para solicitar o serviço.

Para concluir o pedido, é necessário possuir o “MTid”, utilizado para assinatura digital dos documentos, que pode ser ativado diretamente na tela inicial do aplicativo. “Ao levar a restituição de taxas para o aplicativo MT Cidadão, reduzimos o volume de processos físicos e aceleramos o tempo de resposta ao contribuinte, tornando a gestão mais eficiente e transparente. A segurança do processo é garantida pelo MTid. É essa assinatura digital que valida a identidade do usuário e permite que o pedido de restituição seja feito online com a mesma validade jurídica de um protocolo presencial”, destacou a gestora da UDO, Maria Auxiliadora de Lima Campos.

O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, ressalta que a novidade é resultado da parceria do órgão de trânsito com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação e enaltece o compromisso do Detran com a ampliação dos serviços digitais. “Agora, quem pagou uma taxa por engano ou em duplicidade não precisa mais enfrentar filas ou se deslocar até uma unidade física; resolvemos tudo na palma da mão, com segurança jurídica garantida pela assinatura digital”, disse o presidente.

O Detran também conta com outros serviços de forma online, que podem ser feitos 24 horas por dia, pelo site oficial do órgão ou pelo aplicativo MT Cidadão: Renovação da CNH; Emissão do Licenciamento Anual; Transferência veicular digital; segunda via da CNH; Troca para CNH definitiva; Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir; Troca para Placa Mercosul; segunda via de CRV Inclusão de financiamento; Baixa de financiamento; Requerimento para condutor PCD; Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo); Emissão de certidão do condutor; Consulta de informações de veículos; Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros e Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito) e indicação de Real Infrator (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre agricultor pioneiro de Sinop

O produtor rural e pioneiro Adhemar Eckhard Tietz, de...

Mauro e Pivetta seguem com agenda na região Araguaia com entrega de obras em 15 cidades

O governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes...

UFMT Sinop seleciona estudantes para vagas remanescentes de mestrado

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade...
PUBLICIDADE