Foi concluída na semana passada a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Sinop, saltando dos anteriores 1.630 metros para os atuais 2 mil metros. Também houve implementação de uma nova área de giro no final da cabeceira 21, permitindo mais agilidade no taxiamento das aeronaves.
Conforme a concessionária responsável, o prolongamento também permitiu a inclusão de novas Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs) nas cabeceiras 03 e 21, consideradas primordiais para a mitigação de danos às aeronaves que toquem o solo antes do início da pista ou que venham a ultrapassá-la no momento do pouso. Para ampliar a segurança na aproximação das aeronaves, também foram modernizados os PAPIs (do inglês Precision Approach Path Indicator) em ambas as extremidades da pista, permitindo operações mais precisas mesmo em condições de baixa visibilidade.
No segundo semestre do ano passado, foi concluída a requalificação completa do pavimento da PPD e das taxiways do aeroporto. Além de aumentar a durabilidade e confiabilidade das operações de pouso e decolagem, as intervenções favoreceram o aprimoramento dos sistemas de escoamento de água, incluindo a implementação de declividade adequada e em consonância com as normas e regulamentos.
Segundo a concessionária, o investimento total foi de R$ 35 milhões. O aeroporto de Sinop é o segundo com maior movimentação de Mato Grosso. No ano passado, o terminal atingiu o recorde com 446 mil passageiros distribuídos em 3,5 mil voos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


