A Axia Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica de Colíder, informou, por meio de nota oficial, que duas sirenes instaladas na área do empreendimento foram acionadas de “forma indevida” esta manhã. Segundo a empresa, não houve qualquer anomalia ou situação de risco envolvendo a estrutura da usina.
Equipes da concessionária estiveram no local desde o início da ocorrência, dialogando com moradores das comunidades do entorno para esclarecer o ocorrido e tranquilizar a população. Conforme o comunicado, algumas pessoas deixaram suas residências ao ouvirem o alarme, seguindo corretamente os protocolos de segurança estabelecidos, mas já estão sendo orientadas a retornar com calma.
No vídeo que rapidamente começou a circular pela internet, é mostrado um aviso indicando “risco real de rompimento de barragem” e para os moradores seguirem a “rota de fuga até o ponto de encontro e aguardar o resgate”. Entretanto, a empresa reforçou que a usina em Colíder segue operando normalmente, dentro de todos os padrões de segurança exigidos pelos órgãos reguladores.
A concessionária também informou que está apurando as causas do acionamento indevido das sirenes. “Pedimos desculpas pela mobilização que isso causou e estamos apurando a causa desse acionamento indevido. Agradecemos a compreensão de todos, reforçando o nosso compromisso com a segurança e a transparência”, destacou a empresa em nota.
Em instantes mais detalhes
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


