O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Edmundo Costa Neto, afirmou, hoje, ao Só Notícias, que a entidade que representa duas mil empresas, entrará com ação civil e pública contra a Águas de Sinop, concessionária de distribuição de água e esgoto, devido ao descumprimento de cronograma e transtornos causados pelas obras de esgotamento, que foram iniciadas em abril do ano passado e com previsão inicial para serem finalizadas até dezembro.
“Eu participei da reunião, final de novembro passado, com o CEO da Águas de Sinop, o senhor Eduardo Lana, e foi nos passado que eles parariam as obras no dia 30 de novembro porque já estava na campanha nossa de Natal, na rua. Nós pedimos para ter consciência da data, o comércio vende mais no Natal, e eles não obedeceram ao cronograma da obra – que se estendeu até no dia 15 de dezembro, mais ou menos – atrapalhando as vendas de Natal. Foi falado que só voltariam a trabalhar na seca porque o serviço não rende na chuva e a gente tem notado que eles não estão obedecendo ao cronograma da obra (continuam sendo feitas e com impactos nas atividades de inúmeras empresas). Acho que nós, como maior entidade de Sinop, com duas mil empresas associadas, é muita responsabilidade, somos cobrados diariamente e queremos mais transparência nesse cronograma.”
Ainda conforme o presidente da entidade, as obras causam engarrafamento desnecessário, além deixar os trechos enlameados, dificultando a passagem de motociclistas, ciclistas e pedestres. “Num trecho da avenida dos Itaúbas com a rua das Azaleias, eles ficaram três semanas em dezembro, e em novembro que eles ficaram três semanas no mesmo trecho, agora fizeram de novo mais uma semana de interdição. Se fosse uma empresa normal, já teria sido multada ou fiscalizada, é muita falta de respeito com o cidadão que paga imposto, então, assim, a obra na chuva, com tenda ainda, não dá para entender o cronograma deles e a gente pede mais transparência.”
“Nosso jurídico já está com essa ação, vamos na AGER (Agência de Regulamentação de Serviços) também fazer a denúncia e nós vamos para cima porque é muita falta de respeito para o cidadão de Sinop. Não é porque a Águas de Sinop é empresa grande, mas nós buscamos a equidade, todo mundo é igual perante a lei. Muitos empresários reclamando, fora o lamaceiro, e a pessoa quer entrar na casa e não consegue também, eles trancam a rua. A gente pede a transparência no cronograma da obra, porque a gente tem que passar para os associados qual trecho e eles não estão fazendo nem isso, repassar informação sobre os trechos. É muita desorganização, fora a péssima qualidade da obra (asfaltamento das valas abertas para colocar rede esgoto), né? Porque tem alguns bairros aí que o asfalto está parecendo um quebra-mola para baixo”, criticou o presidente.
Edmundo Neto destacou que, apesar da importância das obras para o município, a falta de comunicação para com a população em geral e empresários, é um “desrespeito”. “Se fosse uma empresa normal, já teria sido notificada, multada”, afirmou. O presidente também criticou a “falta de cobrança da prefeitura, da câmara de vereadores, então, como entidade, não podemos nos calar, nós não temos partido de estimação, a gente pensa no comércio de Sinop, porque se fosse um negócio organizado, avisar que semana que vem vai fechar tal rua, beleza, mas nem isso está acontecendo. Não é a primeira vez, nem a segunda, então, a gente já deixou com o nosso advogado, Thiago Zorzetto, para entrar com essa ação.”
“O pior, não tem nem sinalização correta de trânsito, tá tudo mal organizado, tá uma bagunça, então a gente tem que dar uma chacoalhada, porque aqui tem lei, aqui é Sinop, que é a menina dos olhos do Brasil, e a gente é exemplo para o Brasil, não pode ser assim, né? Antes tinha até no Waze (aplicativo), que eles disponibilizavam no Waze e tal, participei da reunião, foi no passado uma coisa, mas não está sendo cumprida. Então, perdemos tempo, fomos à reunião, perdemos tempo conversando. Só porque é uma empresa grande, ninguém quer se indispor, mas a gente não tem lado, nosso lado é Sinop”, destacou Edmundo.
Outro Lado
Procurada por Só Notícias, a assessoria da concessionária de saneamento e distribuição de água, informou que, “no momento, estão sendo realizadas em Sinop apenas intervenções e manutenções pontuais, necessárias para garantir o pleno funcionamento dos sistemas de saneamento. As obras estruturais, incluindo a implantação de novas linhas de esgoto, serão retomadas com maior intensidade após o período chuvoso, durante a estiagem. As obras foram paralisadas durante o período de Natal, com o objetivo de evitar impactos ao comércio local. O saneamento opera durante todo o ano, com manutenções preventivas e corretivas indispensáveis para assegurar a qualidade dos serviços prestados à população. O cronograma com obras programadas para o ano de 2026, será apresentado para as instituições da cidade, com o objetivo de alinhar ações, manter o diálogo permanente e reduzir os impactos das intervenções.”
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.







