PUBLICIDADE

Cursos de Medicina da UFMT Sinop e Cuiabá recebem nota satisfatória; 2 de MT ficam entre os piores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

Os cursos de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop e Cuiabá, e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) alcançaram conceito 4, considerados satisfatórios, na análise dos resultados do exame nacional de avaliação da formação médica (Enamed) de 304 cursos de Medicina de universidades públicas e privadas, referentes ao ano passado. Os dados foram divulgados, esta semana, pelos ministérios da Educação e Saúde. Os cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), com conceito 3, também foram considerados satisfatórios.

Já os cursos de Universidade de Cuiabá (Unic/Unime), com conceito 2, e o Centro Universitário Estácio do Pantanal (Unipantanal), em Cáceres, com conceito 1, tiveram menos de 60% dos seus estudantes com desempenho considerado adequado e estão entre os 107 piores do país. A Unic/Unime e a Unipantanal ainda não se manifestaram publicamente sobre os resultados. De acordo com o ministério, as universidades terão prazo para apresentar defesa. Ambos os cursos passarão por supervisão do ministério da Educação, “com a aplicação de diferentes medidas cautelares, de forma escalonada, conforme o percentual de concluintes considerados proficientes. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público e aos estudantes, mais graves serão as medidas adotadas”, informou, através de nota, a pasta.

Além disso, os cursos com conceito 1 “estão impedidos de ampliar vagas e terão suspensa a participação no fundo de financiamento estudantil (Fies) e em outros programas federais”, e os cursos da faixa 2 “que tiveram percentual de proficiência acima de 50% sofrerão apenas a proibição de aumento de vagas, sem medidas cautelares específicas adicionais, por ora”, conforme o ministério.

O Enamed é a modalidade do exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade) para os cursos de Medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Ano passado, participaram da avaliação aproximadamente 89 mil alunos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE