PUBLICIDADE

Cuiabá: Ideb aponta melhoria na qualidade de ensino

PUBLICIDADE

A qualidade do ensino no município de Cuiabá melhorou de forma expressiva nos últimos anos. Isso é o que revela os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nessa segunda-feira. Os dados apontam que, nas séries finais do Ensino Fundamental, a capital obteve 4.1, superando a projeção do MEC de 3.3 para este ano. Isso eleva o município do 14º para o sétimo lugar e alcança a meta estabelecida para 2013.

Nas séries iniciais, o objetivo estabelecido para 2009 foi de 4.1, mas os indicadores apontam que rede de ensino do município obteve a projeção traçada para 2011, ou seja, 4,5. Esses números revelam que Cuiabá está acima da média nacional, que é de 4,4. Segundo o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, a melhoria do ensino ofertado em Cuiabá é expressão do engajamento dos profissionais da área que, de forma coletiva, abraçaram os desafios estabelecidos pelas metas a serem alcançadas. "Esse comportamento se traduz na melhoria de produtividade dos alunos e numa prática de gestão democrática voltada para resultados", pondera.

Na percepção da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação (SME), Julieta Ribeiro Domingues, a avaliação externa contribui para os processos de melhoria da qualidade, pois ela revela onde estão as fragilidades da escola e, dessa forma, subsidiam os gestores e professores a intervirem em tempo de forma planejada, tendo como referência melhores resultados.

No entanto, segundo a secretária, não basta aumentar o Ideb focado apenas na melhoria das taxas de aprovação, pois isso não é garantia de aprendizagem. "É fundamental que se considere outros fatores que repercutem na melhoria da qualidade da educação como, por exemplo, avançar nos investimento na carreira e na valorização do docente, fortalecer o programa de formação continuada para que incida na necessidade formativa dos professores", observa.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Olimpíada de Foguetes reúne estudantes em Lucas do Rio Verde

A 4ª Olimpíada Municipal de Foguetes de Lucas do...

Estudo da Unemat revela crescimento do interesse docente por tecnologias educacionais

Uma pesquisa científica da Universidade do Estado de Mato...

UFMT debate reestruturação de cursos e medidas para combater evasão e vagas ociosas em Sinop

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal...
PUBLICIDADE