O setor de vigilância epidemiológica em Nova Mutum registrou, entre janeiro e dezembro do ano passado, uma redução de 80,57% nas notificações de transmissão do vírus da dengue, com pouco mais de 1 mil casos prováveis. Só Notícias apurou que, em comparação com o ano anterior, que contabilizou cerca de 1,9 mil infecções confirmadas, houve diferencial de 883 pacientes a menos. Os dados, compilados por meio do painel de arboviroses do Ministério da Saúde, foram apresentados em relatório do Plano Municipal de Saúde (2026 – 2029).
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, ao longo do último ano, os agentes de combate a endemias atuaram em 142 mil inspeções de cunho geral a áreas públicas, especialmente em locais com potencial para acúmulo de água parada, como terrenos baldios e pneus abandonados. Tais localidades funcionam como criadores ideais para o mosquito Aedes aegypti (que também é causador da febre chikungunya e do zikavírus), exigindo atenção rigorosa para a eliminação dos focos.
A administração pública ainda realizou, no mesmo período, campanhas de combate, como o mutirão ‘bota fora’, para a recolha de mais objetos considerados como “abrigos” ao inseto. Com apoio da população, as atividades ocorreram nos bairros Cidade Nova, Cidade Bela, Edelmina Querubim, Jardim Agatá, Jardim Primavera (2 e 3), Lírios do Campo 2, Santa Terezinha e Novo Horizonte 1. Cerca de 48 contêineres de lixo foram disponibilizados e 1,3 mil toneladas de materiais inservíveis coletadas.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles pode progredir para formas graves, inclusive vir a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde. Em caso de febre (39°C a 40°C) com início repentino e a presença de sintomas como dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, é necessário procurar imediatamente um serviço de saúde.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



