A secretaria estadual Educação de Mato Grosso iniciou o ano letivo com mobilização estratégica de gestores e professores da rede estadual. As aulas estão previstas para começar no próximo dia 2, o trabalho pedagógico na segunda-feira (19), com a realização da semana pedagógica, que segue até o dia 30, reunindo formação, planejamento e alinhamento das ações educacionais com as atividades presenciais em Cuiabá, além de formações nas próprias escolas, seguindo roteiros e conteúdos disponíveis na plataforma Avadep – Ambiente Virtual de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional.Entre os objetivos estão: planejar coletivamente o ano letivo, integrar gestão, professores regentes e educação especial, estimular a reflexão e a autoavaliação profissional e alinhar diretrizes institucionais, metas e prioridades da rede.
O dia 19 abre oficialmente a Semana Pedagógica com foco exclusivo na gestão escolar. Participam diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, equipes psicossociais, professores mediadores e equipes das DREs e DME. Diferente dos demais dias, a programação será estruturada em mesas redondas imersivas, voltadas ao debate qualificado, análise de resultados e pactuação de metas.
A proposta é colocar a gestão como protagonista do processo, promovendo escuta ativa, reflexão sobre práticas e definição clara de prioridades para 2026, dentro de uma lógica de governança da rede.
Nos dias 20, 21 e 22, a programação é voltada para os professores participantes das Diretorias Regionais de Educação, com oficinas por rotação, no formato das chamadas “colmeias formativas”. A dinâmica permite que os educadores circulem por diferentes trilhas de aprendizagem, vivenciando até quatro oficinas ao longo do dia.
Entre as temáticas trabalhadas estão: Projetos Integrados, Análise de resultados das avaliações, Implementação da BNCC da Computação, Educação socioemocional, STEAM, Alfabetização e letramento, Redação, leitura e literatura, Robótica educacional, Matemática gamificada, Educação Financeira, Combate à violência contra a mulher nas escolas, Política antirracista, Protagonismo estudantil, TEA e TDAH para professores regentes.
As formações contam com parcerias de instituições. Já a segunda semana, de 26 a 30 de janeiro, será realizada dentro das unidades escolares, com a participação de todos os professores. As atividades serão conduzidas pelas equipes gestoras e terão como foco o planejamento coletivo das ações pedagógicas, administrativas e estratégicas que vão orientar o ano letivo em cada escola.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


