PUBLICIDADE

Rede estadual de ensino tem mais de 25 mil vagas disponíveis e matrículas vão até 9 de janeiro em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Rodrigo Fonseca)

Pais e responsáveis que ainda não garantiram vaga para os filhos na rede estadual de ensino podem procurar diretamente as secretarias das escolas mesmo durante o período de férias. A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc) reforça que o atendimento continua ativo para assegurar que nenhum estudante fique fora da sala de aula em 2026.

Desde sexta-feira, está aberto o período de confirmação da Matrícula Web, etapa obrigatória para quem realizou o procedimento online. O prazo vai até 9 de janeiro, e a validação deve ser feita presencialmente na unidade escolar escolhida, com a entrega da documentação exigida. Entre os documentos solicitados estão certidão de nascimento ou documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar, carteira de vacinação e atualização dos dados de contato do estudante.

Para as famílias que não conseguiram fazer a matrícula pela internet, a Seduc orienta que os pais ou responsáveis procurem diretamente a escola mais próxima, ou as Diretorias Regionais e Metropolitana de Educação (DREs e DME), que podem indicar unidades com vagas disponíveis.

Atualmente, a rede estadual ainda conta com 25.406 vagas abertas para o ano letivo de 2026. Das 45.500 vagas ofertadas inicialmente na Matrícula Web, 15.773 já foram preenchidas, o que corresponde a cerca de 35% do total.

Segundo o coordenador de Gestão da Rede da Seduc, Davi Menezes, além da confirmação da matrícula, as escolas também realizam a atualização cadastral dos alunos junto às famílias. O processo ocorre em dois períodos: de 5 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026 e de 3 de agosto a 30 de setembro de 2026.

Caso não haja vaga na escola desejada, a orientação é buscar apoio das DREs ou da DME para encontrar outra unidade com disponibilidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o sistema de Matrícula Web funcionou de forma eficiente e segura. “Para quem ainda não conseguiu vaga, as escolas da rede estadual continuam de portas abertas, inclusive durante as férias. Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança ou jovem fique fora da escola”, afirmou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE