PUBLICIDADE

Prefeitura inicia substituição e instalação de novas lombadas eletrônicas em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Victor Pauletti))

A prefeitura informou que estão sendo instaladas novas lombadas eletrônicas nas vias públicas, sendo substituídos dispositivos antigos nos pontos já monitorados e estendendo a fiscalização para três novos trechos, cuja velocidade máxima é de 40 km/h, na avenida América do Sul (rotatória da Prefeitura), nas imediações da travessia com a avenida Brasil, na avenida Brasil, próximo à esquina com a rua Avelino Meneguetti e na avenida das Nações, nas imediações do cruzamento com a avenida. São Paulo.

Conforme a administração municipal, os pontos adicionais foram definidos após um estudo realizado pelo Departamento de Trânsito, considerando vias de maior fluxo de veículos, histórico de acidentes e cruzamentos de maior risco. Segundo a Guarda Civil Municipal, foram registrados 667 acidentes de trânsito em Lucas do Rio Verde neste ano.

“O nosso objetivo não é multar os condutores, mas garantir um trânsito mais seguro. É a tecnologia trabalhando a favor da sociedade. Além disso, os novos equipamentos vêm somar significativamente às ações de todas as forças de segurança, já que contam com câmeras de videomonitoramento com recursos de Inteligência Artificial”, destacou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha, através da assessoria.

Ao contrário dos equipamentos tradicionais, que dependem de sensores no solo e de cortes no pavimento, as lombadas eletrônicas com tecnologia Doppler utilizarão ondas eletromagnéticas para registrar a velocidade dos veículos. Segundo a prefeituram essa inovação permitirá monitorar toda a largura da via, “garantindo uma medição de velocidade mais precisa, rápida e confiável, mesmo em trechos com tráfego intenso ou múltiplos veículos”.

Além disso, essa tecnologia integra recursos de Inteligência Artificial a câmeras de videomonitoramento, permitindo a leitura automática de placas (LAP), o registro automático de infrações e a identificação de veículos furtados, clonados ou envolvidos em ocorrências policiais. O sistema também possibilitará a fiscalização do uso de capacetes por motociclistas, a classificação do tipo de veículo que está em circulação, entre outros dados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso ofertam mais de 170 vagas de empregos

Empresas e indústrias sediadas na capital do agronegócio buscam...

Sinop: caminhão-cegonha derruba poste de energia

O caminhão-cegonha derrubou um poste de energia elétrica, hoje,...

Pesquisadora da UFMT lança livro sobre a “vida invisível” nos rios e lagoas

Thais de Melo, a autora, bióloga e técnica-administrativa em...
PUBLICIDADE