PUBLICIDADE

Aprovado projeto de lei que facilita divisão de lotes em bairros antigos de Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Foi aprovado pelos vereadores de Sorriso, ontem, o projeto de lei que estabelece regras específicas para o desmembramento (divisão) de terrenos urbanos localizados em loteamentos antigos e consolidados na cidade. A proposta é de autoria dos vereadores Wanderley Paulo (Progressista) e Adir Cunico (Novo). O objetivo principal da nova lei é permitir que proprietários de lotes de grandes dimensões, situados em bairros com mais de 10 anos de existência e já totalmente ocupados, possam dividir seus terrenos de forma mais ágil e menos burocrática.

Segundo os autores do projeto, essa medida busca resolver problemas comuns, como o aproveitamento inadequado do espaço urbano e a dificuldade de regularização de construções já existentes em lotes grandes, que abrigam muitas vezes mais de uma família.

A lei só se aplica a áreas consideradas consolidadas, que precisam cumprir uma série de requisitos como ter registro no Cartório de Imóveis, possuir infraestrutura básica implantada como água, energia e vias de acesso, ter mais de 10 anos de efetiva ocupação, apresentar baixo índice de lotes vagos, conforme atestado pela prefeitura, e o processo não pode gerar custos para o município, sendo todas as despesas de responsabilidade do proprietário.

O desmembramento terá regras como: os novos lotes devem ter, no mínimo, 50% da área e da testada (frente) do terreno original, respeitando o Plano Diretor. Não é permitida a abertura de novas vias públicas. Deve ser garantido acesso independente e condições de escoamento de água e esgoto para cada novo lote, e é necessária aprovação técnica prévia do órgão municipal competente.

A lei exemplifica um terreno de 15×30 metros (450 m²) poderá ser legalmente dividido em dois lotes de 7,5×30m ou, se for de esquina, em dois de 15x15m, cada um com 225 m².

O projeto agora vai para sanção do prefeito.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadora da UFMT lança livro sobre a “vida invisível” nos rios e lagoas

Thais de Melo, a autora, bióloga e técnica-administrativa em...

Uniões homoafetivas crescem 59% em Mato Grosso, aponta IBGE

Dados do registro civil divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Bombeiros capturam pitbull após ataques na área urbana de Nova Mutum

Um cão da raça pitbull foi capturado pelo Corpo...
PUBLICIDADE