Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) de carne in natura no mês passado. Esse foi o maior volume já exportado pelos frigoríficos mato-grossense, representando alta de 4,52% em relação a outubro. O IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) informou que a demanda global aquecida levou Mato Grosso a novo recorde de exportações de carne.
No acumulado de janeiro a novembro, as exportações de carne bovina somaram 867,72 mil toneladas, acréscimo de 23,87% em relação ao mesmo período de 2024, que havia sido um ano recorde para as exportações estaduais.
Esse desempenho reflete o aumento expressivo dos embarques para China, Rússia e Chile ao longo de 2025, mercados que ampliaram significativamente sua participação no total exportado. Por fim, esse avanço no volume enviado a outros países se deve tanto à abertura de novos mercados quanto ao ganho de competitividade da carne mato-grossense, fatores que permitiram ao estado atender uma demanda internacional aquecida.


