PUBLICIDADE

Nova Mutum terá mais 11 novos pontos de ônibus

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A prefeitura de Nova Mutum confirmou pregão eletrônico, previsto para o dia 8 do mês que vem, voltado ao registro de preços na implementação de 11 novos pontos de transporte coletivo. Os investimentos, propostos em R$ 373 mil, englobam a instalação de módulos de concreto armado (abrigos para a parada temporária de ônibus) em localidades estratégicas, mapeadas em função do volume de usuários, tempo de espera e  exposição às condições climáticas adversas. A meta estabelecida é impactar positivamente em indicadores  como segurança, conforto e a qualidade do deslocamento diário.

A medida vai de encontro ao aumento de instituições e matrículas registradas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ampliando os serviços de mobilidade urbana à comunidade escolar. A gestão destacou que, entre os anos de 2014 e 2024, o número de unidades escolares cresceu de 30 a 49 (sendo 22 infantis, 20 fundamentais e 7 médias), o que representou alta de 163%. Já a quantidade de estudantes inseridos na rede pública saltou de 9,2 mil para 15,5 mil no mesmo período de avaliação, totalizando uma crescente de 167% com 4,4 mil crianças de até 6 anos (infantil), 8,7 mil crianças de 6 a 10 anos (fundamental) e 2,3 mil de 15 a 17 anos (médio).

“A instalação contribuirá para a redução de riscos durante o embarque e desembarque, criando áreas de espera protegidas e organizadas, o que minimiza conflitos com o tráfego de veículos e promove maior eficiência operacional do transporte público educacional”, “A presença de estruturas padronizadas, resistentes e funcionais garante proteção contra intempéries, como chuva, sol intenso e ventos, além de valorizar o espaço urbano, tornando-o mais adequado às práticas de mobilidade sustentável e inclusiva”, avaliou a prefeitura, que ainda ressaltou o uso de estruturas pré-moldadas, devido à sua maior durabilidade, resistência mecânica e facilidade de manutenção.

Com a definição oficial da empresa contratada, os trabalhos deverão ser executados num período de até 90 dias corridos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE