Em sua quarta edição, a Revista Educação C&T trouxe o tema Inteligência Artificial, Educação e Trabalho: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e está disponível para download gratuito. A publicação é uma estratégia de popularização da ciência e publicização das pesquisas científicas desenvolvidas em diversas instituições de ensino e inovação, reunindo diferentes pontos de vista sob o rigor científico.
Entre os 36 artigos presentes na coletânea está a pesquisa “Educação Profissional Tecnológica e Superior: História e Desafios no Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso na Era da Economia 4.0”, desenvolvida pelas servidoras Jenaina Nasser, Julianne Caju e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec e o jornalista Teo Meneses.
No estudo, os autores destacam que Mato Grosso vive uma transformação produtiva significativa e que a formação profissional oferecida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), torna-se fundamental para preparar profissionais capazes de atender às demandas de uma economia baseada em inovação, tecnologia e alta competitividade.
A professora e pesquisadora Jenaina Nasser disse que o processo de escrita do artigo foi muito interativo, com cada autor trazendo um ponto de vista específico ao texto. “Nós estamos aí agora completando 21 anos das ETECs de Mato Grosso. Então, a gente trouxe um pouquinho dessa retomada, um pouquinho dessa construção. Foi um artigo muito bom de se fazer, porque ele contava da nossa experiência de trabalho, da nossa vivência enquanto servidores da educação profissional do estado de Mato Grosso.”, relatou.
O secretário Allan Kardec ressaltou como a parceria com a academia permite que avanços desenvolvidos de maneira prática sejam objetos de pesquisa e permitam discussões relevantes. “Desenvolver uma pesquisa como essa, com a bagagem empírica, é fundamental para avançarmos e desenvolvermos um senso crítico do que está sendo transformado, reconhecer os avanços e identificar o que ainda precisa ser melhorado”, afirmou.
Os artigos da Revista Educação C&T estão difundidos nos eixos Panorama concepções e desafios contemporâneos da IA; Educação currículo e formação profissional em IA; Experiências metodologias e práticas inovadoras; IA e o mundo do trabalho setores estratégicos; e Sessão livre memória e institucionalização.
Conforme enfatiza a coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Seciteci e editora adjunta da Revista, Fátima Possamai, a atual edição da Revista Educação C&T possui pesquisas de 39 instituições de 6 estados brasileiros.
“A Revista atingiu todas as áreas finalísticas da Sececti e já rompeu as fronteiras de Mato Grosso, ela não fica limitada somente ao que é produzido aqui. Nós queremos expandir a nível de ciência e tecnologia, e trazer as discussões que são mais contemporâneas para registar o que está sendo produzido no ecossistema da ciência, tecnologia e inovação”, completou a coordenadora.
Desde sua criação em 2022, a revista científica da Seciteci tem sido uma plataforma fundamental para a produção e divulgação de conhecimentos nas áreas de educação profissional, superior e do sistema de ciência e tecnologia de Mato Grosso. Para os interessados em publicar na Revista, o processo de submissão ocorre em março, com divulgação prévia do tema da edição. A publicação é gratuita e o texto passa por uma avaliação interna. Após a impressão da revista, os autores recebem exemplares e os demais volumes são distribuídos para institucionais parceiras.
A chamada pública da 4ª edição bateu recorde: 114 autores submeteram 47 trabalhos, 17,5% a mais que em 2024 (quando foram 40).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


