A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza nesta terça-feira a aula inaugural do MBA em Formação de Lideranças Femininas. A cerimônia de abertura será marcada pela conferência “Espaços e desafios da liderança feminina”, às 19h, no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá.
O debate será conduzido pela reitora da Unemat, Vera Maquêa, com a participação da doutora em Direito e servidora do Poder Judiciário como oficial de Justiça na Comarca de Cáceres, Mireni Oliveira da Silva, e a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza.
O MBA, ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária de 360 horas, utilizará metodologias ativas de aprendizagem para desenvolver competências técnicas, comportamentais e contextuais.
A capacitação segue nos dias 10 e 11 de dezembro com o primeiro módulo prático: “Desafios da liderança feminina no serviço público”. O conteúdo será ministrado pela secretária Laice Souza.
O curso faz parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional e foi idealizado para corrigir uma disparidade histórica. Atualmente, a Unemat possui 111 mulheres em cargos de chefia, número que corresponde a apenas 36,4% das funções de liderança na instituição. O projeto, construído coletivamente por servidoras desde 2024, tem como meta empoderar essas mulheres para que ocupem mais espaços de decisão, promovendo a equidade de gênero e consolidando políticas de desenvolvimento humano.
A primeira turma é composta por 60 mulheres selecionadas via processo seletivo, sendo 54 servidoras efetivas da Unemat (de diversos câmpus e da sede), 3 colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) e 3 da secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


