PUBLICIDADE

Alunos da Unemat ganham prêmio com tubete biodegradável e app para compensação de carbono

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A equipe ‘Eco Plant’, formada por acadêmicos da Unemat de Tangará da Serra, garantiu o segundo lugar na categoria Ensino Superior da 3ª edição do Desafio Liga Jovem, maior competição nacional estudantil de empreendedorismo de impacto social e ambiental, promovida pelo Sebrae. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe é premiada no concurso, que neste ano, a grande final ocorreu em Belém (PA), durante o festival ‘Luz pela Educação’, reunindo 81 equipes de todo o país, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

Os alunos mato-grossenses Matheus Costa (Agronomia), Eulália Oliveira (Administração) e Amanda Amorim (Agronomia), orientados pela professora Paula Almeida, apresentaram a evolução do ‘Tubete Ecológico’, criado pela equipe com uma proposta inovadora e sustentável, que vem chamando atenção por oferecer uma alternativa mais ecológica ao uso de plástico na produção de mudas agroindustriais.

“Ser reconhecido novamente é muito gratificante. Demonstra que temos potencial de transformar nossa realidade por meio do fomento à inovação com práticas sustentáveis. Representar meu amado Mato Grosso é sensacional, e que venham os próximos, pois a meta é conquistarmos o 1º lugar e posteriormente transformar o projeto em uma startup”, destacou Matheus Costa ao receber a premiação.

A nova versão do projeto dos universitários, totalmente reformulada, consiste em um tubete 100% biodegradável, produzido com matéria orgânica e equipado com uma cápsula de hidrogel desenvolvida a partir do pseudocaule da bananeira. O sistema assegura alta retenção de água e nutrientes, reduzindo custos e tempo de manejo.

O uso de adubos minerais pode ser reduzido em até 80%, além de eliminar a dependência das bandejas plásticas que, ao se desgastarem, liberam partículas tóxicas ao meio ambiente. O resultado é um crescimento mais vigoroso das mudas, inclusive em condições de estresse hídrico — um desafio cada vez mais presente diante das mudanças climáticas.

Além do tubete, a Eco Plant expandiu suas soluções ao desenvolver um aplicativo que promete descomplicar o acesso ao mercado de crédito de carbono. A ferramenta reúne uma calculadora de carbono fixado, sistema de georreferenciamento para validação e um scanner que, por meio da câmera do celular, mensura o carbono sequestrado pela planta.

A equipe também repaginou o nome, que antes era Ecotube, agora passa a ser chamada de Eco Plant, com olhar em novas possibilidades e inovações.

O concurso voltado a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior, desafia os participantes a desenvolverem soluções criativas e de impacto social para problemas da escola ou da comunidade, tendo a tecnologia como aliada (analógica ou digital). Neste ano, o Estado praticamente dobrou o número de inscritos no desafio em relação ao ano anterior, com 1762 trabalhos, superou em quase 96%, os 900 inscritos de 2024.

Ao todo, Mato Grosso levou 14 pessoas, entre alunos e professores, para a grande final em Belém (PA). Além da Unemat, também foram finalistas nacionais os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Filogônio Corrêa, localizada no Distrito da Guia, que levaram o projeto “Ager Jovens”, projeto de irrigação automatizada de baixo custo e voltado para pequenos produtores da agricultura.

E, na categoria Ensino Fundamental, a Escola Estadual 13 de Maio, da cidade de Porto Esperidião, levou o projeto “Alarme Climático: Tecnologia e Ação para o Bem-estar Escolar”, que é um dispositivo de alerta climático, no qual utiliza a robótica para captar e medir a umidade do ar da escola.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Civil fará 1º leilão de sucatas de veículos em Mato Grosso

A Polícia Civil, em parceria com a secretaria de...

Morre homem que despencou com moto de ponte no Nortão

A Polícia Civil confirmou a morte de Robson Ramos...
PUBLICIDADE