A Assembleia Legislativa derrubou o veto ao projeto de lei, de autoria do deputado estadual Fabinho Tardin (PSB), que elimina o limite máximo de 45 anos para inscrição em concursos da Polícia Civil. A proposta altera a lei complementar de 2004, que trata da organização e do estatuto da Polícia Civil. A votação registrou 13 votos pela derrubada do veto e 9 contrários, na sessão de quarta-feira (3).
Fabinho afirma que a mudança corrige uma distorção e amplia as chances de candidatos que desejam ingressar na carreira policial. Segundo o deputado, Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará já adotam concursos sem limite de idade, priorizando a capacidade do candidato.
De acordo com o projeto, a mudança será capaz “ampliar a competitividade dos certames, fortalecer a seleção por mérito e permitir o ingresso de profissionais experientes” em áreas como Direito, perícia, gestão de crises e investigação, podendo contribuir para maior qualificação e diversidade da Polícia Civil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


