O ministro Desenvolvido pela parceria entre Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o projeto Piscicultura Mais Vida realiza a primeira entrega de alevinos neste sábado (6) para 40 famílias de pequenos produtores rurais da baixada cuiabana. O evento será realizado na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa, em Nossa Senhora do Livramento, a partir das 10h com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Lucimar Vendrúsculo e o reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos.
Ao todo o programa prevê a entrega até março de 2026 de um milhão de alevinos gratuitamente a comunidades tradicionais — indígenas, ribeirinhas e quilombolas — cadastradas em programas de assistência do Governo Federal. Agricultores familiares também serão beneficiados, recebendo alevinos a preços subsidiados.
O espaço, revitalizado e transformado em uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), conta com a gestão técnica e acadêmica do IFMT, que terá como responsabilidade quantificar e qualificar a produção de alevinos e ofertá-los. O Instituto Federal participa do projeto com estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Cuiabá Bela Vista.
A Umipi – Embrapa é um centro de formação continuada para criadores de peixes com cursos de instrução e nivelamento, tornando-se um centro de referência na produção de alevinos, atuando na qualificação e quantificação da produção e fornecimento. Esta primeira entrega contemplará cerca de 40 famílias da agricultura familiar que poderão receber até 1 mil exemplares conforme a sua capacidade de tanque. As demais famílias cadastradas no programa receberão os alevinos ao longo das próximas semanas.
Durante o processo de pesquisas para o desenvolvimento da piscicultura, parte das matrizes que não apresentaram mais valor zootécnico, mas estavam aptas para consumo foi retirada dos tanques seguindo rigorosamente os critérios de bem-estar animal. Ao todo, foram 685 quilos de diferentes espécies de peixes entregues às famílias cadastradas no Projeto Alimentar, iniciativa do Mapa em parceria com a Associação Mato-Grossense Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais), que contempla três hortas urbanas na Baixada Cuiabana com a produção de verduras e hortaliças distribuídas gratuitamente.
No evento de sábado, além da entrega de alevinos, o IFMT realiza uma feira de olericultura e fruticultura e uma bate-papo com o tema “Frutas e Hortaliças: O protagonismo da Agricultura Familiar”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


