O prefeito de Bom Jesus do Araguaia (896 km de Cuiabá), Marcilei Alves de Oliveira (PSB), sancionou, ontem, a lei que reconhece oficialmente o wheeling, popularmente conhecido como “grau”, como modalidade esportiva no município. A partir da nova legislação, proposta pelo vereador Alan Jones (PL), o poder executivo fica autorizado a regulamentar a prática e destinar espaços específicos para sua realização, retirando as manobras das vias públicas comuns.
A norma define o wheeling como a execução de acrobacias com motocicletas, incluindo manobras realizadas em apenas uma roda, como “grau”, “RL” e “Bob’s”, conforme a Confederação Brasileira de Motociclismo. A prática só será permitida em locais previamente autorizados pelo município, com uso obrigatório de equipamentos de proteção e veículos regularizados.
A realização de manobras em vias urbanas permanece proibida e sujeita a penalidades previstas no código de trânsito brasileiro. A regulamentação deverá estabelecer critérios de segurança, sinalização, horários e procedimentos de fiscalização.
A lei também prevê que o Executivo poderá criar áreas públicas destinadas às manobras, que poderão receber o nome de “Rua do Grau”, além de incentivar a formação de associações e parcerias para eventos e ações educativas. Segundo a justificativa do projeto, a medida busca “oferecer alternativas de lazer organizadas, garantir segurança aos praticantes e à comunidade e fortalecer a cultura esportiva local, direcionando a prática para ambientes controlados e regulamentados”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


