A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aplicou, ontem, as provas do vestibular 2026/1. Em um movimento de queda na abstenção que se mantém desde 2023, apenas 13,15% dos inscritos faltaram ao exame, o que significa que mais de 86% dos candidatos compareceram aos locais de prova distribuídos em Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Considerando os últimos quatro anos, houve um crescimento real de 8,33% na assiduidade dos vestibulandos.
Além das provas objetivas (Ciências da Natureza, Matemática, Humanas e Linguagens), os candidatos foram desafiados a escrever um Manifesto, gênero textual dissertativo-argumentativo, sobre o tema: “Desenvolvimento Sustentável”.
O perfil do estudante da Unemat segue tendências claras de inclusão e liderança feminina. Elas representam 62,93% dos inscritos. Pela terceira vez consecutiva, a procura pelo sistema de cotas (53,33%) superou a ampla concorrência (46,67%).
Entre os cursos, Medicina (Cáceres) segue como o mais disputado, com 108,1 candidatos por vaga. O curso de Direito aparece na sequência, tanto em Cáceres (10,85 c/v) quanto em Pontes e Lacerda (6,33 c/v).
A correção da redação será feita para os candidatos classificados até o limite de três vezes o número de vagas ofertadas. O resultado final sai dia 30 de janeiro, com início das aulas previsto para 23 de fevereiro.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

