A Polícia Civil desenvolve há dois anos o “Projeto Preventivo”, que tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre temas e comportamentos sociais que podem afetar a faixa etária delas. O projeto atende 25 escolas de Várzea Grande e Acorizal e consiste em visitas da equipe da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) nas escolas. Na ocasião, os policiais tratam de temáticas envolvendo atos infracionais, como bullying; crimes relacionados à violência sexual e outras formas de violência que podem ser praticadas ou sofridas por adolescentes.
Em parceria com as unidades escolares, a DEA disponibiliza um telefone para que os gestores dessas unidades mantenham contato direto com a delegacia, a fim de receberem orientações específicas relacionadas aos casos envolvendo atos infracionais em suas unidades.
A DEA ainda mantém um Núcleo de Atendimento na Regional de Várzea Grande para que a população possa ser atendida em relação aos registros de Boletins de ocorrência e as primeiras providências no âmbito da Instauração de procedimentos.
Recentemente, a Especializada, com o apoiou da Assessoria de Comunicação da PJC desenvolveu uma Cartilha sobre Atos Infracionais e Cidadania, a qual vem sendo distribuída nas unidades escolares como ação preventiva de orientação aos adolescentes quanto a prática de ilícitos e as medidas socioeducativas decorrentes dessa prática.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


