O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido como tamanduá-de-colete, foi avistado numa residência, esta manhã, nas imediações do bairro Setor J, em Alta Floresta. Os trabalhos de resgate foram realizados pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com os residentes, o animal adentrou o quintal da casa e escondeu-se em um dos arbustos do jardim.
Para a contenção do mamífero, conforme os protocolos de segurança ambiental, os militares utilizaram um cambão. Durante a avaliação primária, foi confirmado que ele encontrava-se em boas condições de saúde. Posteriormente, foi transportado até uma área de mata além dos limites urbanos para a soltura adequada.
A espécie, segundo a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), costuma medir entre 87 a 110 cm e pode pesar até 7 quilos. O animal está distribuído por todo o território nacional, podendo ser encontrado em biomas como a floresta amazônica, mata atlântica, caatinga, pantanal e regiões de savana, tais como o cerrado.
Além dele, há somente outros dois grupos com incidência no Brasil, sendo o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduaí (Cyclopes didactylus). Sua dieta consiste estritamente na fauna insetívora, girando em torno do consumo de cupins, formigas e abelhas, capturados no alto de árvores e no solo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



