PUBLICIDADE

Justiça condena Estado por morte de preso em Sorriso que respondia por extorsão contra ex-prefeito

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Estado de Mato Grosso foi condenado a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais e pensão mensal a um menor cujo pai foi assassinado sob custódia no Centro de Ressocialização de Sorriso. O detento, que estava preso acusado de extorquir o ex-prefeito de Guiratinga, Gilmar Mocellin, foi vítima de homicídio em fevereiro de 2023.

Conforme a sentença do juiz Francisco Rogério Barros, da 4ª Vara Cível de Sorriso, o genitor do menor foi encontrado sem vida em 13 de fevereiro de 2023, vítima de traumatismo, fratura de costela e asfixia por estrangulamento dentro da unidade prisional. A certidão de óbito atestou morte violenta por “traumatismo, fratura de costela e asfixia por estrangulamento”.

O magistrado fundamentou a decisão na responsabilidade objetiva do Estado. “No caso específico de danos ocorridos no interior de estabelecimentos prisionais, o Estado assume a posição de garante, possuindo o dever constitucional inafastável de zelar pela integridade física e moral dos custodiados”, afirmou o juiz. Ele também rejeitou a tese defensiva do Estado de que o crime seria “fato de terceiro”, pois “a violência entre detentos é um risco inerente e previsível da atividade carcerária”.

Além da indenização por danos morais, fixada em valor inferior aos R$ 200 mil inicialmente pleiteados, o Estado foi condenado ao pagamento de pensão mensal correspondente a 2/3 do salário mínimo até que o menor complete 25 anos. O juiz considerou que “a dependência econômica do filho menor em relação ao genitor é legalmente presumida”, mesmo estando o pai recluso.

A sentença ainda determina a correção monetária dos valores pelo IPCA e pagamento de juros desde a data do óbito. O Estado também foi condenado ao pagamento de honorários advocatícios e custas processuais. Ainda cabe recurso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinfra confirma bloqueios no trânsito em Cuiabá e Várzea Grande para obras do BRT

Para a continuidade das obras de implantação do Sistema...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um motociclista foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento...
PUBLICIDADE