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Transportadoras preveem menor risco e maior economia com duplicação da BR-163 do Nortão a Cuiabá

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Só Notícias/Ana Dhein e Kelvin Ramirez (fotos: divulgação e Só Notícias/Lucas Torres)

Empresários e motoristas do setor de transportes acreditam que a duplicação da rodovia federal, que está em andamento, trará diversos benefícios, entre eles a maior agilidade nas entregas, uma vez que a tendência é que o tempo de viagem diminua com o fluxo de veículos reduzido, além de menos gastos com manutenção de veículos devido às pistas recuperadas. Esta obra na BR-163 é considerada a maior de infraestrutura em andamento no país.

Vilson Kirst, ex-presidente da Associação Comercial de Lucas do Rio Verde e empresário no ramo de transporte de combustíveis, analisou ao Só Notícias, a importância das obras para o avanço e desenvolvimento do Estado. “Com essa duplicação da 163, que o Estado assumiu, nós vamos precisar menos caminhões para fazer o transporte. Vai ter mais agilidade, motorista menos estressado, menos risco de vida e menos manutenção, é um ganho muito grande, isso na rodovia BR-163. No interior, se pegar uns anos para cá, nós temos lá 10, 12 caminhões que fazem entrega de diesel nas fazendas, era mecânica direto, manutenção, o caminhão saía, nós não sabíamos que hora chegava na fazenda, nós atendemos na região aqui, 6, 7 municípios. Hoje não, você marca a hora e o caminhão chega, economia em todos os sentidos. Tranquilidade, com certeza, é um ganho em todos os sentidos.”

Na visão de motorista Paulo Roberto Barbosa o fluxo de carretas e veículos é a principal melhoria, fazendo com que diminuam as ultrapassagens forçadas e, com isso, os riscos de acidentes. “Para caminhões com 25 metros, como eu, vamos cumprir o nosso horário, a gente tem uma flexibilidade de andar mais. Com a pista dupla, você pode fazer as suas horas normais, não te dá aquela ‘agonia’ igual à pista simples. Dá uma segurança a mais isso, nessa situação, sem encontrar o asfalto, muito top.” “Particularmente, para mim, mudou muito a minha situação e economia de viagem, entendeu? Numa viagem de Nobres até Alta Floresta, com a duplicação, você economiza ali 1 hora e pouco”, apontou.

Além de maior agilidade das entregas de centenas de produtos, a concessionária Nova Rota do Oeste registrou queda de 83% no número de mortes entre Diamantino e Nova Mutum no trecho já duplicado. O período comparativo considerou 2023, antes da duplicação, e 2024, após a entrega da obra, entre os quilômetros 507 e 598 da rodovia federal. Também houve queda de 60% de feridos. Em 2023, foram realizados 14 atendimentos, nos quais houve 24 mortes, já outras ocorrências tiveram 139 feridos. No ano passado, foram registrados 4 acidentes com uma vítima fatal em cada, além de outros sinistros com 40 pessoas com ferimentos. Em 2025, de janeiro a outubro, foram registradas 3 mortes ocasionadas por acidentes de trânsito.

Só Notícias apurou que houve redução de violência nos acidentes, uma vez que, além da queda no número de mortes e acidentes, as ocorrências deixaram de ter múltiplas vítimas. Quando comparado o mesmo período deste ano com anteriores (janeiro a outubro), em 2023 foram atendidas 61 ocorrências fatais, as quais deixaram 70 mortos entre Cuiabá (BR-070) e Sinop (BR-163), além de 728 acidentes com feridos.

Em 2024, foram contabilizadas 52 ocorrências com 61 mortos e outras 716 colisões com vítimas atendidas pela equipe de resgate. Já este ano, durante 10 meses, foram registrados 44 acidentes com 59 vítimas fatais e 751 sinistros com vítimas. Ao todo, houve 26% de queda nas mortes no trecho em obras.

Numa avaliação feita pelo gerente de Relações Institucionais da Nova Rota, Roberto Madureira, as obras no trecho da rodovia entre Sinop e Sorriso, estão além do esperado, e se estima que o trecho esteja 100% duplicado até o fim do próximo ano.

Em outubro, a pista do trecho que está em duplicação entre os municípios de Sorriso e Sinop, em Mato Grosso, bateu recorde nacional de qualidade ao atingir o melhor índice de conforto já registrado no Brasil, e recebeu o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras. O troféu foi entregue ao governador Mauro Mendes (União).

As obras estão na 8ª ordem de serviço para a implantação de conectividade nos 850,9 quilômetros sob concessão da BR-163, além da ampliação do trecho entre Várzea Grande e Jangada, e a construção da área de escape na Serra de São Vicente. As obras na rodovia impactam mais de 90% da população mato-grossense, e até julho deste ano foram investidos R$ 2,3 bilhões.

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