PUBLICIDADE

Governo de MT apresenta dados após um ano do programa ‘Tolerância Zero’; homicídios caem

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

O governo de Mato Grosso apresentou hoje resultados do primeiro ano do programa Tolerância Zero, principal programa de segurança pública do Estado. Os números foram apresentados pelos gestores estaduais da Segurança Pública no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Uma das principais quedas nos indicadores foi no crime de homicídios dolosos, que caiu 25%, passando de 879 registros, entre novembro de 2023 e novembro de 2024, para 661 no período seguinte. Os crimes patrimoniais também apresentaram recuo expressivo. Os roubos diminuíram 23%, passando de 4.355 para 3.363 ocorrências.

“Muitas das ações do Tolerância Zero já eram feitas há muitos anos. Como cidadãos, nós queremos viver em um lugar mais seguro. A segurança é um direito importante; sentir-se seguro no lugar em que você vive é algo que tem muito valor. A grande maioria dos indicadores melhorou neste ano, mas ainda são altos. Não podemos comemorar ainda. No Brasil, existe uma sensação de impunidade que gera esse excesso de violência. As pessoas perderam o medo da polícia, da justiça, de ser presas. Por isso que, de vez em quando, falo que temos que endurecer as leis. Mas estou satisfeito com o trabalho das nossas forças de segurança, com os resultados alcançados; sei que estão fazendo o melhor pelo nosso Estado”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Lançado em 25 de novembro do ano passado, o programa Tolerância Zero envolve as forças de segurança e o sistema penitenciário com o objetivo de combater as facções criminosas e reduzir os índices criminais em todo o Estado. O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, apontou que, desde 2019, o governo investiu mais de R$ 2 bilhões na segurança do cidadão mato-grossense.

“O Tolerância Zero e os demais investimentos do governo estão realmente dando frutos e culminando para a queda dos índices criminais. Esse avanço ocorreu porque os investimentos mostram a preocupação que o governo tem em proteger e defender o cidadão do nosso Estado. Aproveito para agradecer às nossas forças de segurança que diariamente saem de casa para proteger a nossa população e reduzir esses indicadores. Isso afeta diretamente a vida do cidadão, já que esses investimentos são o que nos dão condições melhores para vivermos aqui no nosso Estado”, disse.

Já o secretário de Estado de Justiça, delegado Vitor Hugo Teixeira, destacou que a ação do governo tem levado o combate às facções criminosas para dentro dos presídios. “Fizemos uma verdadeira limpeza nas unidades prisionais, removemos os materiais ilícitos, como celulares e drogas, e incorporamos novos protocolos nas rotinas dos presídios. O Estado também tem dado todas as condições para que os policiais penais e os agentes do socioeducativo possam desempenhar suas funções da melhor forma possível. Quem ganha com isso, sem dúvida, é a sociedade”, disse.

Também participaram da divulgação do balanço o vice-governador Otaviano Pivetta, senadora Margareth Buzetti e os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Jordan Espíndola (Gabinete da Governadoria) e Paulo Farias (Controladoria Geral do Estado).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE