A operação de resgate a animal silvestre ocorreu esta manhã, num imóvel do bairro Cidade Nova, em Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). Segundo o Corpo de Bombeiros, tratava-se de um cachorro-do-mato (Cedocyon thous), popularmente conhecido como lobinho ou lobete.
Moradores relataram aos militares que, após adentrar o local repentinamente, ele teria ficado acuado e se escondido embaixo de um guarda-roupa. Seguindo os protocolos de preservação ambiental, foi capturado com o auxílio de um cambão e acondicionado em recipiente adaptado para animais selvagens. Posteriormente, o transportaram até a área de vegetação nativa, onde prosseguiram com os trabalhos de soltura.
Considerado como o canídeo mais conhecido em território brasileiro, o instituto Pró-Carnívoros destaca que a espécie está amplamente distribuída no Brasil, vivendo em áreas abertas como campos e cerrados.
Sendo um animal de natureza territorialista, o lobete costuma ser observado em grupos compreendendo um casal monogâmico de adultos e 1 a 5 filhotes. É usualmente um caçador solitário e raramente caça em pares. Já a dieta onívora pode variar, dependendo da estação do ano e dos tipos de habitat no qual está inserido.
Os cachorros-do-mato ainda possuem importante papel como dispersores de sementes e no controle de pequenas presas, especialmente em ambientes degradados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


