PUBLICIDADE

‘Lobete’ encontrado em residência é resgatado pelos bombeiros de Guarantã

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

A operação de resgate a animal silvestre ocorreu esta manhã, num imóvel do bairro Cidade Nova, em Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). Segundo o Corpo de Bombeiros, tratava-se de um cachorro-do-mato (Cedocyon thous), popularmente conhecido como lobinho ou lobete.

Moradores relataram aos militares que, após adentrar o local repentinamente, ele teria ficado acuado e se escondido embaixo de um guarda-roupa. Seguindo os protocolos de preservação ambiental, foi capturado com o auxílio de um cambão e acondicionado em recipiente adaptado para animais selvagens. Posteriormente, o transportaram até a área de vegetação nativa, onde prosseguiram com os trabalhos de soltura.

Considerado como o canídeo mais conhecido em território brasileiro, o instituto Pró-Carnívoros destaca que a espécie está amplamente distribuída no Brasil, vivendo em áreas abertas como campos e cerrados.

Sendo um animal de natureza territorialista, o lobete costuma ser observado em grupos compreendendo um casal monogâmico de adultos e 1 a 5 filhotes. É usualmente um caçador solitário e raramente caça em pares. Já a dieta onívora pode variar, dependendo da estação do ano e dos tipos de habitat no qual está inserido.

Os cachorros-do-mato ainda possuem importante papel como dispersores de sementes e no controle de pequenas presas, especialmente  em ambientes degradados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso fecha mês com saldo negativo de empregos; Sinop também recua

Os dados do cadastro geral de empregados e desempregados...

Gusttavo Lima e Alok farão shows gratuitos na inauguração do parque Novo Mato Grosso

Dois dos principais nomes da música nacional irão comandar...

Morador aciona bombeiros após confundir onça-preta com gato-mourisco em MT

A equipe dos bombeiros resgatou, hoje, um jaguarundi, também...
PUBLICIDADE