Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, esta semana, representantes da Receita Federal para a doação de equipamentos eletrônicos e o início de duas parcerias estratégicas. Uma delas prevê a destinação de itens apreendidos para uso em pesquisa, com foco em sua adaptação para novas aplicações. A outra trata da criação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na instituição.
O NAF é uma iniciativa da Receita Federal desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior em todo o país, estruturando-se nos moldes de um Núcleo de Prática Jurídica, que oferece atendimento gratuito a pessoas de baixa renda que necessitam de orientação contábil e fiscal. A iniciativa contribui para a formação prática dos estudantes e amplia o acesso da população a serviços especializados.
Durante a visita, também foi formalizada a doação de equipamentos e produtos apreendidos pela Receita Federal, que serão incorporados às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Novas destinações também fizeram parte da pauta. “É uma grande satisfação retornar à UFMT e ser tão bem recebido aqui na reitoria. Estamos celebrando uma parceria significativa para ambas as instituições, que irá melhorar o desenvolvimento de nossas atividades”, afirmou o delegado da Receita Federal em Mato Grosso, Gelson Schwendler.
Além do NAF, a reunião também tratou de um termo de cooperação técnica para o reaproveitamento de itens apreendidos que não podem ser destinados, como aparelhos de TV pirata ou cigarros eletrônicos. Esses aparelhos possuem componentes eletrônicos que podem ser utilizados em projetos de pesquisa e extensão, resultando em novos equipamentos, como computadores ou dispositivos para uso em saúde, que poderão ser destinados a ações de interesse social.
“A Receita Federal é uma importante instituição parceira que pode fortalecer a nossa infraestrutura de pesquisa e de ensino aqui na universidade, em projetos que vão ser importantíssimos para a Receita Federal e também para a UFMT”, destacou a reitora, professora Marluce Souza e Silva.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


