PUBLICIDADE

Gruta Lagoa Azul terá trilha, deck contemplativo e ecoturismo após 20 anos fechada no Médio Norte

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos e imagens: assessoria)

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística lançou licitação, ontem, para contratar empresa de engenharia responsável pela construção de uma plataforma, escada e trilha de acesso à gruta Lagoa Azul, no município de Nobres (120 km de Cuiabá). A sessão está marcada para dia 10 do mês que vem. O valor máximo estimado para a execução é de R$ 941,6 mil, e o prazo previsto para conclusão dos serviços é de 120 dias corridos.

O ponto turístico está fechado há aproximadamente 20 anos. Segundo o governo Estadual, o objetivo das obras é garantir estrutura adequada para atividades de lazer, visitação e educação ambiental, estimulando o turismo em uma das regiões naturais mais conhecidas de Mato Grosso.

Nobres está inserida no bioma Cerrado, considerado a savana mais rica do mundo em biodiversidade, com grande variedade de espécies de plantas, animais e fungos. O local também é importante para a regulação climática e hídrica do Estado. Embora o turismo na região esteja em crescimento, ainda é considerado pouco explorado, apesar da presença de hotéis e pousadas que recebem visitantes interessados em conhecer a fauna e flora locais.

Os estudos técnicos realizados pela secretaria resultaram na definição de um amplo programa de necessidades para o parque. A estrutura prevista inclui restaurante e lanchonete, cozinha, depósitos, banheiros funcionais e para visitantes, alojamento e copa para funcionários, áreas administrativas e educacionais, recepção, circulação e deck. Também está projetado um estacionamento para acomodar turistas que partem do receptivo para a trilha rumo à gruta.

A trilha de acesso terá 720 metros de extensão e foi concebida para integrar o visitante ao ambiente natural, destacando os sons da fauna e a vegetação nativa. O percurso conduz a um deck metálico instalado na garganta da Gruta Lagoa Azul, de onde já será possível observar parte da formação. Um deck contemplativo com extensão avançada permitirá uma visão ainda mais ampla da caverna e de seu interior.

A empresa vencedora deverá atender exigências de sustentabilidade durante as fases de projeto e execução, como o uso de produtos de limpeza conforme normas da Anvisa, práticas para evitar desperdício de materiais e geração de resíduos, além de ações voltadas à economia de água e energia.

A região de Nobres tem relevância histórica por ter sido rota do garimpo, entre Cuiabá e Diamantino, no século 18 e por ser território ancestral dos povos indígenas Bakairí. A gruta Lagoa Azul é considerada um dos cenários naturais mais exuberantes do Estado, conhecida pelas águas cristalinas de tom azul intenso que preenchem seu lago interno. Por causa da fragilidade do ecossistema e da necessidade de preservar suas estruturas naturais, foi fechada há duas décadas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Desvio é ampliado na BR-163 em Sorriso para obras de recuperação da pista

Será ampliado o desvio na BR-163, nesta quinta-feira, a...

Bombeiros fazem resgate de tamanduá e ave saracura em Mato Grosso

A equipe do Corpo de Bombeiros fez o resgate,...

Dois são mortos em troca de tiros com a PM no Médio Norte

A Polícia Militar confirmou as mortes de um homem,...
PUBLICIDADE