Lucas do Rio Verde foi uma das sete cidades de Mato Grosso representadas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, com quatro atletas paralímpicos. O evento é dividido por modalidades, sendo o atletismo disputado entre os últimos dias 17 e 22, em São Paulo (SP).
O resultado da competição são sete medalhas de primeiro lugar, uma de segundo lugar e uma de terceiro lugar, conquistadas somente por atletas de Lucas do Rio Verde, treinados pela professora Luciana Mafra Stefanello.
Maria Clara Coelho Anton, de 14 anos, conquistou três ouros, sendo um no Lançamento de Club, um no Lançamento de Disco e um no Arremesso de Peso (Classe F32 | Sub-16). A atleta paralímpica Ewellyn Vitória Trindade Correa, de 16 anos, também venceu em três provas, batendo recorde na corrida de 100 e 400 m, e também ouro no Lançamento de Disco (Classe T/F35 | Sub-18).
Já o atleta Ian Gabriel Carneiro Guimarães, de 14 anos, conquistou duas medalhas na competição, uma de 2º lugar no Lançamento de Disco e uma de 3º lugar no Lançamento de Dardo (Classe F33 | Sub-16). Para fechar a participação, o João Vitor Oliveira Luzzatto, de 12 anos, também conquistou medalha de ouro na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, na modalidade Lançamento de Pelota (Classe T/F37).
Lucas do Rio Verde ainda terá a participação de um atleta na segunda etapa da competição, na modalidade bocha Paralímpica, o Wander Clinton. A última etapa finaliza na sexta-feira (28).
Este ano, os atletas participaram de três competições: as duas primeiras foram a nível estadual, realizadas em Mato Grosso, e a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2025.
A delegação de Mato Grosso contou com mais de 80 integrantes, sendo a delegação do atletismo composta por 51 pessoas, entre técnicos, pais, staffs e atletas, além da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
“Várzea Grande foi com nove atletas e nós com quatro. Então, nós éramos a segunda cidade com mais representantes. Nessa fase aqui do nacional do atletismo participaram as cidades de Lucas, Paranatinga, Rondonópolis, Várzea Grande, Cuiabá, Cáceres e Primavera do Leste. Do quadro geral de medalhas da Nacional, o Mato Grosso pela primeira vez ficou entre os top 10 do país. Nós ficamos em nono lugar no quadro geral de medalhas do atletismo e a gente só busca melhorar”, ressaltou a professora Luciana.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


