A concorrência eletrônica da prefeitura de Nova Mutum, dia 10 do mês que vem, definirá a construtora que reformará e ampliará a unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Distrito de Ranchão (50 km da cidade). Além da padronização do posto, com base no modelo de edificações vigentes, a adequação da estrutura permitirá a ampliação da capacidade de atendimento, reduzindo filas e garantindo um serviço mais eficiente e acolhedor.
Os investimentos, de R$ 1,4 milhão, serão para expansão de áreas, trocas de infraestrutura crítica (instalações elétricas, hidrossanitárias e pluviais), reposição de cabeamentos estruturados, implementação de climatizadores, manutenções preventivas e demais ações complementares.
As melhorias devem abranger, segundo o planejamento, os setores de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia e fisioterapia, acolhimento/triagem, vacinação, curativos, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais, administração de medicamentos, inalação, teste do pezinho, entre outros na atenção primária.
Foram constatados problemas estruturais (infiltrações, rachaduras, telhado danificado), além de sistemas elétricos e hidráulicos precários, que tem colocado em risco a segurança de pacientes e profissionais. A unidade ainda carece de sistemas para o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como rampas, corrimãos e sanitários adaptados.
As obras deverão ser executadas em cronograma de até 300 dias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


