O cinema brasileiro ganha destaque no cenário internacional, especialmente na Turquia, com a consagração do documentário “60 Anos Depois”. A produção, oriunda de Mato Grosso, foi selecionada para representar o Brasil e é finalista no prestigiado Festival de Cinema de Yalova, na Turquia, além de estar presente no 14º FAMMA – Festival Audiovisual Montes de María, na Colômbia.
Com direção geral de Flávio Ferreira, o documentário mergulha em um tema de profunda relevância histórica: a ditadura militar brasileira (1964-1985), sob a perspectiva inédita e detalhada do estado de Mato Grosso. B Com 21 minutos de duração, o documentário revela histórias de resistência e dor com relatos de pessoas que viveram em Mato Grosso durante o período da ditadura militar. A narrativa é feita pelo olhar do professor mato-grossense Waldir Bertúlio, testemunha ocular de fatos que marcaram a época.
As entrevistas foram conduzidas pelo historiador João Carlos, com depoimentos também de Thelma de Oliveira, Gilney Viana, Larissa Freire, Gonçalo Antunes Neto, Daniel Augusto Alves, Sônia Lafoz, Felinto Ribeiro Neto e Eliete Teixeira.
A direção de fotografia é assinada pelo cineasta Luiz Marchetti, o roteiro é de Júlia Groppo, e a produção executiva de Flávia Taques. A pesquisa histórica contou com a colaboração dos pesquisadores Cátia Cristina, Francisco Rocha, Márcio Borges e Rafael Adão.
A exibição do documentário também está confirmada nesta sexta-feira no Cine Satyros Bijou, Sala Patrícia Pillar, em São Paulo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


