A pesquisa “Intenção de Compras para a Black Friday de 2025”, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso, apontou que 36,2% dos mato-grossenses devem aproveitar o período para realizar compras com desconto, contra 32,9% observados na pesquisa do ano passado. Esse aumento de consumidores propensos a comprar, segundo o instituto, deve contribuir para injetar R$ 1,2 bilhão na economia de Mato Grosso.
A média de gastos dos participantes é de R$ 1,1 mil e a variação em relação à média de 2024 – já considerando a inflação – é de 41,58%. No ano passado, o valor médio registrado foi de R$ 800.
Realizada entre os dias 4 e 11 deste mês, com 516 entrevistados na capital e em outros 31 municípios do Estado, a pesquisa mostrou ainda que 59,1% dos participantes não têm intenção de realizar compras no período.
Entre os que pretendem comprar, 22,9% esperam gastar com roupas e acessórios, seguidos por 21,3% que devem buscar eletrodomésticos. Em menor proporção, 9,6% afirmaram procurar cosméticos e perfumes, mesmo percentual dos que pretendem comprar eletrônicos.
Esse comportamento – que concentra boa parte do consumo em roupas e eletrodomésticos -, segundo o presidente da Federação de Comércio de Mato Grosso, Wenceslau Júnior, aponta que o consumidor está focado em bens de necessidade e reposição, refletindo um comportamento de compra racional e contido. “Diferente de outras datas, voltadas a presentear alguém querido, a Black Friday está relacionada a compras de itens do cotidiano ou que demandam maior planejamento financeiro, sendo superior em ticket médio, tipos de produtos e intenção de gastos”, avaliou.
Quanto à forma de pagamento, 64,7% pretendem utilizar cartão de crédito, seguidos por 20,32% que informaram utilizar Pix e 8,56% que devem optar por carnês. Sobre o local de compra, 60,43% pretendem ir a lojas do centro da cidade, enquanto 28,34% farão compras por sites ou aplicativos, e 8,02% irão a shoppings.
Em relação à Black Friday do ano passado, 33,16% informaram que pretendem diminuir os gastos, enquanto 22,46% devem gastar mais, e 25,67% afirmaram não ter realizado compras no ano passado. Entre os que não pretendem aproveitar a data este ano, 57,14% justificaram a decisão pela falta de interesse, 31,00% apontaram falta de condições financeiras, 6,08% disseram não ver vantagem nas promoções e 5,78% alegaram falta de tempo disponível.
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