A reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso, Vera Maquêa, falou no painel “Amazônia na COP30: Contribuição das Universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável”, espaço que contou com reitores das cinco instituições estaduais da Amazônia Legal, Lucélia Gonçalves (Uemasul), Clay Chagas (Uepa), Walter Canales (UEMA) e Augusto Rezende (Unitins). O objetivo foi mostrar a importância de ensino, pesquisa, inovação e iniciativas em rede realizadas pelas universidades estaduais, com ações concretas e soluções para a mitigação de alterações climáticas, além de apresentar o que cada instituição está realizando de ações e soluções.
“Penso que nossa presença aqui é fundamental pelo que representam nossas instituições dentro da Amazônia. Nossos projetos, nossas pesquisas, nosso ensino, nossa extensão, nossa produção de ciência, de tecnologia e inovação está toda alinhada a esses grandes propósitos da Agenda 2030. Juntos, nesta rede forte, conseguimos trazer um impacto positivo no enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou Vera, através da assessoria.
A agenda em Belém seguiu com o professor Ernandes Sobreira, que falou sobre a bioeconomia e novas oportunidades para o Pantanal, e o professor Fernando Selleri, abordou aspectos da inovação. Alunos de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento também estiveram na conferência climática.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


