quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Unemat avalia instalar mais um campus no Nortão

PUBLICIDADE

Uma comissão da Universidade Estadual de Mato Grosso fará o levantamento sobre a viabilidade para a instalação de um campus da instituição em Peixoto de Azevedo. A medida foi anunciada, ontem, pelo reitor Adriano Silva, durante reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), e o prefeito Sinvaldo Brito. “O próximo passo será o envio de uma equipe pedagógica para fazer o estudo sobre a demanda à instalação desse campus”, explicou o reitor.

De economia exaurida pelo fim do ciclo do garimpo, Peixoto de Azevedo enfrenta dificuldades para crescer. Contudo, destaca Riva, o município detém grande potencial que pode ser explorado de maneira sustentável para fomentar a sua economia. Inclusive, nas áreas da mineração e da agropecuária. “É uma luta do povo peixotense, que reconhece a importância da Unemat na cidade. Acho justa a reivindicação, pois o núcleo dessa instituição com certeza vai contribuir muito para que o município continue superando as dificuldades, que vêm passando há muito tempo”, disse Riva.

Sinvaldo apontou que grande número de jovens da cidade que termina o ensino médio e, por falta de condições, a maioria encerra o ciclo escolar nessa fase. “Passamos por tantas dificuldades, mas agora o município está em situação emergente e precisa da inserção de cursos superiores para melhorar a formação profissional e, consequentemente, as ações que estão sendo desempenhadas”, destacou o prefeito.

Uma dessas áreas é o trabalho desenvolvido através da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, que restabeleceu a exploração do garimpo em uma área de 675 mil hectares que abrange os municípios circunvizinhos: Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Nova Guarita.

A capacitação da população também faz parte da luta do federal Eliene Lima. “Somos conhecedores da situação de Peixoto, que viveu período forte com o ciclo do garimpo e, hoje, expande suas atividades também para a pecuária e agricultura. Portanto, precisa de trabalhadores qualificados para atender a demanda. A Unemat tem um papel fundamental nesse processo”.

O campus da Unemat atenderá pelo menos 1,5 mil estudantes. Atualmente, 600 deles precisam se deslocar diariamente 112 quilômetros até Colíder e ou 40 quilômetros até Guarantã do Norte, para cursar nível superior. A segurança dos estudantes durante o percurso até outros municípios também foi salientada durante a reunião requerida pelo presidente Riva, que defende a expansão da Unemat para outras cidades, como Diamantino e Cuiabá.

(Atualizada às 14:38h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE