O processo eleitoral da Federação Matogrossense de Futebol (FMF) terá de ser reiniciado. A determinação foi reafirmada pelo árbitro de emergência do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Octávio Fragata Martins de Barros, em decisão publicada no início deste mês. Segundo informou o Globo Esporte, a FMF agora tem até o próximo dia 18 para publicar o novo edital que dará início oficial ao novo cronograma eleitoral.
A FMF informou ao Globo Esporte que, a partir da decisão do CBMA, não irá se manifestar sobre aspectos do processo eleitoral e limitará sua atuação ao cumprimento dos prazos e determinações que competem à entidade. Segundo a Federação, o departamento jurídico já analisa os prazos estabelecidos para garantir que todas as obrigações sejam atendidas dentro do que foi definido.
A Chapa Progresso no Futebol, liderada por Aron Dresch, havia recorrido ao CBMA pedindo a nulidade da decisão da Comissão Eleitoral que ordenou o reinício integral do processo. A alegação central era de que a medida violaria princípios como contraditório, ampla defesa, isonomia e transparência. O árbitro, porém, concluiu que não houve violação de garantias e rejeitou o pedido.
A eleição da FMF estava inicialmente marcada para 3 de maio, com duas chapas homologadas: Progresso no Futebol e Federação para Todos. Entretanto, uma sequência de impugnações, denúncias entre as candidaturas, disputas internas sobre o colégio eleitoral, ações judiciais e até intervenção da CBF gerou um ambiente de instabilidade que levou à suspensão do pleito total do processo eleitoral.
Em maio, Luciano Hocsman foi nomeado pela CBF como interventor da FMF.


