PUBLICIDADE

Secretário detalha alterações no seletivo de profissionais da Educação em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: Só Notícias)

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, explicou que o decreto, do final do mês passado, sobre a renovação automática dos contratos de professores aprovados em seletivos, por mais um ano, busca organizar de forma mais adequada o “quadro de pessoal” da instituição de ensino, assegurando o funcionamento das escolas e “manutenção de profissionais efetivos em caráter permanente nas escolas, de modo a garantir o cumprimento das metas e objetivos da educação básica”, conforme o decreto publicado no mês passado.

A medida visa a necessidade de assegurar a continuidade das ações pedagógicas e a regularidade do funcionamento das unidades escolares da rede estadual no exercício de 2026. “A gente tem 40 mil servidores, desses, 25 mil são professores e os demais é técnico apoio. Os profissionais que era contrato temporário, chegava ao final do ano naquela angústia, porque não recebia férias, janeiro não efetivava a contratação e a contratação era efetivada somente no início do ano letivo, em fevereiro. A gente mudou a ordem dessas coisas, o governador Mauro Mendes, Otaviano Piveta autorizaram, então gente implementou aí a renovação automática desses contratos temporários.”

Segundo Alan, esta mudança traz maior tranquilidade tanto para a unidade escolar, quanto aos profissionais, uma vez que professores e técnicos de apoio contratados também terão direito a férias e irão receber salário em janeiro. “O vínculo dele não interrompe, então a gente garante a atribuição na escola que ele está. Nós fizemos atribuição automática tanto de efetivo quanto contrato temporário, todos os profissionais já finalizam o ano de 2025 sabendo a escola que está, e também isso é importante para o planejamento pedagógico dos diretores.”

“Isso foi uma ação muito importante, valorização desses profissionais, que nunca tiveram a oportunidade de ter o contrato renovado e, consequentemente, não recebiam férias e nem o salário de janeiro”, concluiu o secretário.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cartórios promovem Dia “E” para regularizar mais de 200 mil eleitores em Mato Grosso

Os cartórios eleitorais das 57 zonas eleitorais do Tribunal...

Alta Floresta sedia festival com programação cultural neste sábado

Alta Floresta recebe, neste sábado, das 13h às 20h,...

Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio...

Sorriso terá cursos na área de tecnologia a crianças carentes

O poder executivo em Sorriso definirá, hoje, a contratação de...
PUBLICIDADE