O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que fez a entrega de 12 próteses e órteses ortopédicas para segurados na Agência da Previdência Social (APS) de Sinop. A ação contou com o acompanhamento das equipes de Reabilitação Profissional e a Perícia Médica Federal. Os equipamentos são destinados a pessoas que sofreram amputações e passam por processo de reabilitação para recuperar a autonomia, retomar a rotina e o trabalho.
Entre os beneficiados está o atleta paralímpico Sandro João de Souza Machado, catarinense radicado em Alta Floresta . Após perder a perna direita em um acidente de trânsito em 2014, ele encontrou no esporte a força para recomeçar. Hoje, é federado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na modalidade de lançamento de disco e arremesso de peso. Há 6 anos no esporte, Sandro está entre os 10 melhores do país e já conquistou 25 medalhas em competições nacionais e internacionais.
“Com a chegada dessa prótese, buscamos nos adaptar e esperar que isso traga melhor qualidade de vida, melhor desenvolvimento pessoal no dia a dia. Apesar de tudo, é tentar superar mais este desafio que é aprender a andar novamente”, afirmou o atleta, através da assessoria do Instituto.
O processo de concessão começa com o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), mas também pode ocorrer por solicitação do próprio segurado. O médico perito avalia o caso e, quando necessário, encaminha o cidadão ao programa de Reabilitação Profissional do INSS. Nessa etapa, são analisadas as particularidades de cada situação, definindo o tipo de equipamento mais adequado e o melhor caminho para o reingresso social e profissional.
Após a avaliação inicial, a equipe técnica encaminha o pedido à área responsável, que conduz o processo licitatório para aquisição das próteses e órteses. As empresas contratadas realizam medições individuais, seguidas de entregas provisórias. O período de adaptação do segurado varia entre 30 e 120 dias, conforme a necessidade de ajustes. Depois, o INSS faz a entrega definitiva dos dispositivos.
Gerente-executivo do INSS em Sinop, Tarcísio dos Passos destaca que a reabilitação profissional garante dignidade e autonomia aos beneficiários do programa. “O serviço de Reabilitação Profissional devolve autonomia, segurança e condições de reconstruir a vida com independência financeira e social. Cada caso é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que elabora um plano de reabilitação individual e adequado às necessidades de cada pessoa”, considera Tarcísio.
Para os interessados, a solicitação do benefício por incapacidade temporária pode ser feita pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo Meu INSS



