PUBLICIDADE

INSS faz entrega de próteses e órteses em Sinop; atleta paralímpico entre os beneficiados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que fez a entrega de 12 próteses e órteses ortopédicas para segurados na Agência da Previdência Social (APS) de Sinop. A ação contou com o acompanhamento das equipes de Reabilitação Profissional e a Perícia Médica Federal. Os equipamentos são destinados a pessoas que sofreram amputações e passam por processo de reabilitação para recuperar a autonomia, retomar a rotina e o trabalho.

Entre os beneficiados está o atleta paralímpico Sandro João de Souza Machado, catarinense radicado em Alta Floresta . Após perder a perna direita em um acidente de trânsito em 2014, ele encontrou no esporte a força para recomeçar. Hoje, é federado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na modalidade de lançamento de disco e arremesso de peso. Há 6 anos no esporte, Sandro está entre os 10 melhores do país e já conquistou 25 medalhas em competições nacionais e internacionais.

“Com a chegada dessa prótese, buscamos nos adaptar e esperar que isso traga melhor qualidade de vida, melhor desenvolvimento pessoal no dia a dia. Apesar de tudo, é tentar superar mais este desafio que é aprender a andar novamente”, afirmou o atleta, através da assessoria do Instituto.

O processo de concessão começa com o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), mas também pode ocorrer por solicitação do próprio segurado. O médico perito avalia o caso e, quando necessário, encaminha o cidadão ao programa de Reabilitação Profissional do INSS. Nessa etapa, são analisadas as particularidades de cada situação, definindo o tipo de equipamento mais adequado e o melhor caminho para o reingresso social e profissional.

Após a avaliação inicial, a equipe técnica encaminha o pedido à área responsável, que conduz o processo licitatório para aquisição das próteses e órteses. As empresas contratadas realizam medições individuais, seguidas de entregas provisórias. O período de adaptação do segurado varia entre 30 e 120 dias, conforme a necessidade de ajustes. Depois, o INSS faz a entrega definitiva dos dispositivos.

Gerente-executivo do INSS em Sinop, Tarcísio dos Passos destaca que a reabilitação profissional garante dignidade e autonomia aos beneficiários do programa. “O serviço de Reabilitação Profissional devolve autonomia, segurança e condições de reconstruir a vida com independência financeira e social. Cada caso é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que elabora um plano de reabilitação individual e adequado às necessidades de cada pessoa”, considera Tarcísio.

Para os interessados, a solicitação do benefício por incapacidade temporária pode ser feita pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo Meu INSS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso

Mato Grosso avançou um acordo para receber financiamento climático...

Número de inadimplentes sobe em Mato Grosso e chega a 1,165 milhão

No mês passado, 11.766 pessoas entraram na base de...

Captação de rins e córneas é feita em Nova Mutum e vai beneficiar quatro pacientes

A equipe da Central Estadual de Transplantes, administrada pela...
PUBLICIDADE