Uma operação conjunta da Polícia Militar de Proteção Ambiental e do 3º Batalhão de Polícia Militar desarticulou no último fim de semana uma área de extração mineral ilegal em uma região de floresta em Juína (745 km de Cuiabá). A ação foi desencadeada após análise de imagens de satélite e levantamento de georreferenciamento realizados por meio da plataforma Mais Brasil, da Polícia Federal. As imagens apontaram supressão de vegetação e movimentação típica de garimpo dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP).
No local, as equipes constataram a extração irregular de minérios sem a devida licença ambiental de operação e sem autorização de lavra garimpeira emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Durante o sobrevoo com drone, os policiais identificaram movimentação suspeita de trabalhadores que tentaram ocultar uma escavadeira hidráulica em meio à vegetação densa. Após varredura na área, a máquina foi localizada, juntamente com dois motores estacionários, dois reservatórios de combustível e uma rampa concentradora usada no beneficiamento do minério.
Devido à dificuldade de acesso e à impossibilidade de remoção dos equipamentos, as equipes optaram pela destruição das máquinas no local, conforme previsto no artigo 25, da Lei nº 9.605/1998, que autoriza a destruição de instrumentos utilizados em infrações ambientais quando sua retirada é tecnicamente inviável.


Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


