PUBLICIDADE

Governo de MT define durante a COP 30 monitoramento dos projetos de crédito de carbono

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

O governo do Estado formalizou, ontem, no primeiro dia da COP 30, em Belém, a realização de projeto piloto em Mato Grosso, sem custos para o Estado, para monitoramento de crédito de carbono como estratégia de Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Mato Grosso foi o único Amazônia Legal escolhido para a execução desta ação, com a assinatura de protocolo com uma empresa, por meio do Programa Brasil Mais que é conduzido pela Polícia Federal.

“Essa iniciativa reforça o protagonismo de Mato Grosso na implementação de projetos que asseguram a integridade dos créditos de carbono, fortalecendo sua atuação nos mercados nacional e internacional. Além disso, posiciona o estado como referência global no uso de alta tecnologia do Forest Carbon”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A solução da empresa aplica tecnologia geoespacial para o mercado de Carbono. Com imagens de satélite diárias de alta resolução Planet e alertas de detecção de mudanças é possível realizar o monitoramento da perda florestal nas áreas de projeto e das áreas do entorno. Além disso, o produto Forest Carbon oferece estimativas precisas de carbono, altura das árvores e cobertura de copa.

No primeiro dia da COP 30, a Sema também participou do painel “restauração produtiva e governança colaborativa – o papel de Mato Grosso na agenda climática da Amazônia”, com a apresentação do programa Todos Pelo Araguaia. Desenvolvido em 12 municípios de Mato Grosso, o programa prevê a recuperação de 5,2 mil hectares de áreas degradadas em propriedades rurais localizadas na bacia do Alto Araguaia. O primeiro lote estabeleceu a recuperação de 212 hectares e o segundo, lançado este mês, prevê a recuperação de mais 420 hectares.

O Todos pelo Araguaia é desenvolvido pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o KFW – Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura.

Ainda na programação desta segunda-feira (10), Mato Grosso também apresentou os resultados obtidos com a estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo do Estado aceita projeto de pavimentação de 30 quilômetros de rodovia no Nortão

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística de Mato...

Deputados de Mato Grosso criticam transferência de Bolsonaro para a Papudinha: “perseguição”

Deputados federais de Mato Grosso manifestaram posicionamento contrário à...

Moraes determina transferência de Bolsonaro para ‘Papudinha’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...
PUBLICIDADE