Está previsto para este ano ainda, a realização de concurso para professores da Unemat. O certame deve oferecer vagas em todos os campi. A intenção é suprir, inicialmente, a demanda dos seis cursos criados em 2006 que ainda não têm quadro efetivo. São eles Comunicação Social, em Alto Araguaia; Engenharia de Alimentos, em Barra do Bugres; Educação Física, em Cáceres; Enfermagem, em Tangará da Serra; Agronomia, em Nova Xavantina; e Engenharia Civil, em Sinop.
Uma comissão especial foi criada pelo Executivo para atuar no certame destinado ao provimento de cargos para docentes da educação superior. Durante a instalação da comissão, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) pontuou a importância da capacitação profissional dos estudantes mato-grossenses, que sofrem com a pouca oferta de vagas em universidades públicas. Ele ressaltou ainda a problemática dos alunos da Unemat, onde vários campis se encontram sem nenhum tipo de laboratório ou professores qualificados.
O presidente da comissão, professor Dionei José, afirmou que o grupo será responsável pela parte legal do concurso, desde o levantamento de vagas, áreas atendidas e elaboração do edital. "Além dos seis cursos, poderão ser atendidos outros que tiveram vacância no quadro por diversos motivos e estão com insuficiência de profissionais efetivos". Segundo ele, o certame poderá ser executado pela Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest/Unemat).
De acordo com o secretário de Estado de Administração, Cesar Roberto Zilio, o governo está empenhado na celeridade na condução do processo. "A previsão é que o concurso seja realizado e homologado ainda este ano, para 2013 já iniciar as aulas com o quadro efetivo". disse.
A comissão, presidida pelo vice-reitor da Unemat Dionei José, é composta pelos seguintes membros: Nilce Maria da Silva (professora da Unemat), Gustavo Danzer (pró-reitor de administração da Unemat), Dal Isa Sguarezi (técnica da área instrumental de governo – SAD), Gil Borges Pimenta (gestor governamental – SAD).