PUBLICIDADE

Central Estadual faz captação de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e Várzea Grande

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A equipe da Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso, realizou duas captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira. Os procedimentos foram realizados, respectivamente, em Nova Mutum e em Várzea Grande.

Na quinta-feira, a 11ª cirurgia de captação de órgãos deste ano em Mato Grosso começou às 11h51 e acabou às 13h54, em um hospital de Nova Mutum. Foram captados dois rins e duas córneas, que vão contemplar quatro pacientes que aguardam por transplante. A equipe captadora desta ação é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá, e contou com suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Sistema Nacional de Transplantes e da SES.

Nesta sexta-feira, a 12ª captação de múltiplos órgãos deste ano foi realizada no Hospital Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG), das 10h21 às 12h35, com a captação de um fígado e duas córneas, que vão contemplar três pacientes.

A equipe de captação é de Brasília e do Banco de Olhos de Cuiabá, com suporte logístico da Força Aérea Brasileira (FAB), do SNT e da SES.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a paciente que possibilitou a captação de fígado em Várzea Grande nesta sexta-feira é a primeira doadora de órgãos de Mato Grosso que estava em um programa de hemodiálise. “Essa doadora tinha problema no rim, mas o fígado estava em perfeitas condições, o que permitiu a captação para salvar a vida de alguém que precisa”, contou Anita.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador em Sorriso ganha prêmio na Quina

A aposta feita em Sorriso foi a única em...

Jovem morre afogado no rio Teles Pires no Nortão

O Corpo de Bombeiros localizou o corpo de Vitor...

Homem que morreu em rodovia Sinop-Vera será velado na câmara neste domingo

O carreteiro Renato Ferreira Macedo, de 58 anos, morreu,...
PUBLICIDADE