O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) detalhou hoje a situação das obras do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), o maior empreendimento rodoviário em execução no Estado de Mato Grosso. Atualmente, dez frentes de serviço estão divididas ao longo de 21,5 quilômetros do trecho compreendido entre a BR-163/MT, nas proximidades do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e o entroncamento com a MT-251 (Estrada da Chapada) em Cuiabá.
Quando concluído, o Rodoanel terá 52 quilômetros de extensão, conectando a BR-163 ao Distrito Industrial da Capital, promovendo a integração logística, social e econômica da Região Metropolitana. Entre as principais frentes de serviço, destacam-se a construção de seis viadutos — incluindo os localizados nos entroncamentos com as rodovias MT-010, MT-251 e na Avenida dos Florais — e a execução da ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá, já em fase final. Outro ponto de destaque é o viaduto de 70 metros sobre a BR-163/MT, que garantirá o acesso à região de Jangada e ao Norte do Estado.
O DNIT informou que as equipes também atuam em serviços de terraplenagem, drenagem, instalação de bueiros e implantação de dispositivos de acesso à rodovia, além da preparação da base para o pavimento rígido de concreto, tecnologia que assegura maior durabilidade e reduz custos de manutenção.
O investimento total é de R$ 540 milhões, sendo 60% oriundos do DNIT e 40% do Governo de Mato Grosso, no âmbito do Novo PAC. Com a finalização do empreendimento, o Rodoanel vai desafogar o trânsito da Região Metropolitana, além de retirar o fluxo de veículos pesados na área urbana e impulsionar o escoamento da produção mato-grossense.
A nova rodovia vai fortalecer uma rota estratégica de transporte de cargas do agro de Mato Grosso, que pela BR-163 escoa a produção destinada ao mercado internacional via portos de Santos (SP) e do Arco Norte (PA). Dividida em dois lotes, a obra do Rodoanel está em andamento no Lote 1, com 21,5 quilômetros de extensão, enquanto o Lote 2, com 30,2 quilômetros, encontra-se em fase de aprovação do projeto.
Na prática, além da melhoria no escoamento da produção, o Contorno Norte ligará o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá, passando pelas rodovias MT-010 (Estrada da Guia) e MT-251 (Estrada da Chapada), beneficiando diretamente as duas maiores cidades do Estado de Mato Grosso.
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