O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, há pouco, que o preço do milho também apresentou valorização de 0,81% na última semana, fechando a média em R$ 46,29/saca, na última sexta-feira. Essa elevação decorre da postura dos produtores em reter os estoques, reduzindo a disponibilidade no mercado com o intuito de obter preços mais atrativos futuramente.
O IMEA informa que o cenário atual do mercado de milho no Estado tende a manter um viés de alta, sustentado pela demanda firme e pela oferta limitada no mercado interno.
O preço do milho no contrato corrente da CME Group teve alta 1,70% em relação à semana anterior, encerrando a média em US$ 4,24/bu. A valorização foi impulsionada pelo aumento da demanda interna americana para a produção de etanol, aliado à forte demanda no mercado externo. Além disso, o atraso na colheita do milho norte-americano, causado pelo alto volume de chuvas registrado na região do cinturão do milho, reduziu a oferta imediata e contribuiu para a sustentação dos preços, conclui o instituto.


